Tempo de leitura: 3 minutos
A alimentação é uma importante ferramenta para quem deseja perder peso. E não é só isso. Na manutenção e recuperação da saúde, por exemplo, nossos hábitos alimentares têm influência direta. Mas, adotar uma alimentação saudável de forma segura e efetiva é um desafio e muitas pessoas não sabem bem por onde começar. Se esse for o seu caso, está no lugar certo. Confira agora 5 dicas valiosas para mudar a sua rotina alimentar.
Indice
Evite alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados são, sem sombra de dúvidas, os grandes vilões de uma alimentação saudável. Na prática, os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por maior processamento industrial. Mas o que isso significa na prática?
Significa que são alimentos que possuem alta adição de açúcares, gorduras, substâncias sintetizadas em laboratórios e conservantes, extremamente prejudiciais à saúde.
Consuma sal moderadamente
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo máximo de sódio por dia deve ser 2g, equivalente a 5 gramas de sal (cerca de uma colher de chá cheia). Mas, estima-se que a população brasileira consome cerca de 12 gramas de sal por dia, mais que o dobro do recomendado. E o excesso de sal pode causar a hipertensão arterial (pressão alta).
Para adotar uma alimentação mais saudável, é necessário controlar a quantidade de sal utilizado durante o preparo das refeições. Além disso, é preciso tomar cuidado com o consumo de alimentos processados ou ultraprocessados, incluindo os alimentos doces.
Não abuse dos doces
Assim como o excesso de sal é prejudicial, o consumo excessivo de açúcar, também. O açúcar é um dos principais responsáveis pelo aparecimento de cáries nos dentes, mas não é só isso. O açúcar presente nos doces, nas frutas e outros alimentos também é perigoso porque está relacionado ao avanço de algumas doenças crônicas em todo o mundo.
É o caso da diabetes, doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo, e também da obesidade.
Inclua folhas e legumes no prato
As folhas e os legumes são a base de uma alimentação saudável e, ainda que não sejam a preferência da maioria, quando se fala em mudanças nos hábitos alimentares, incluir esses grupos de alimentos na dieta é primordial e indispensável.
Legumes e verduras fortalecem o sistema imunológico, fazem bem para a pele e para o cabelo, têm baixas calorias e são fontes naturais de vitaminas e minerais.
Cuidado com as dietas da moda
Dietas da moda que pregam jejum e exclusão definitiva de determinados alimentos da dieta, sem justificativa médica, são extremamente perigosas. Qualquer alteração alimentar deve ser acompanhada por um nutricionista para que seja considerada segura.
Sendo assim, não se deixe levar por qualquer informação encontrada na internet: lembre-se que você é único e a sua estratégia nutricional deve ser personalizada.
- Veja também: Como Mudar os Hábitos Alimentares de Forma Saudável?
Consulte um nutricionista na Rio Norte Saúde
A Rio Norte Saúde é uma clínica multidisciplinar completa. Nossa equipe é formada por profissionais de diferentes áreas, garantindo o seu atendimento completo. Agende uma consulta com um dos nossos nutricionista e cuide da sua saúde.
Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.
Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.
Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.
Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra