Tempo de leitura: 3 minutos
O Novembro Azul é o mês oficial de combate ao câncer de próstata. Mas a verdade é que também é um período importante para incentivar o público masculino sobre a importância de cuidar da saúde e fazer exames de rotina periodicamente, uma vez que essa é a melhor forma de diagnosticar precocemente uma série de doenças e condições de saúde. Neste cenário, quais são as 5 doenças que mais afetam homens? Confira agora.
Indice
Saúde do homem: 5 doenças comuns no público masculino
Em geral, os homens não realizam exames preventivos tanto quanto as mulheres. E um check-up completo anual, assim como praticar atividades físicas, comer de forma saudável e balanceada, é imprescindível para prevenir e diagnosticar precocemente doenças.
Hoje em dia, existem doenças que mais afetam homens, muitas vezes mais por uma questão genética ou biológica, mas também porque esse é um público que, sabidamente, cuida menos da saúde. E quais são essas doenças que mais afetam os homens?
O câncer de próstata é uma das doenças mais conhecidas entre os homens, mas existem outras: câncer de pênis, câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas. Confira alguns dos principais sintomas e sinais de alerta.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é um tipo de câncer mais incidente a partir dos 40 anos e as chances de cura são altas quando diagnosticado precocemente através do exame de PSA e também da consulta com urologista, que realiza o exame de toque retal.
Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina, fluxo urinário fraco e micção excessiva durante a noite são alguns dos sintomas comuns no câncer de próstata.
Câncer de pulmão
Na grande maioria dos casos, o câncer de pulmão, que atinge quase duas vezes mais homens do que mulheres, está relacionado ao tabagismo e exposição passiva ao tabaco. Apenas 16% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados em estágio inicial.
Os sintomas incluem tosse, dor no tórax, escarros com sangue e falta de ar. Os tabagistas devem procurar um médico para parar de fumar ou caso apresentem algum dos sintomas.
Doenças cardiovasculares
Infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral são algumas das doenças cardiovasculares mais frequentes também entre os homens. Tabagismo, sedentarismo e maus hábitos alimentares estão entre os fatores de risco.
Diabetes, colesterol e hipertensão alta são algumas das condições que podem aumentar as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e podem ser prevenidas.
Câncer de pele
O câncer de pele atinge homens e mulheres e pode ser do tipo melanoma e não melanoma. A irradiação solar em excesso, especialmente entre pessoas de pele clara que não utilizam protetor solar, está entre as principais causas para o desenvolvimento da doença.
Manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, têm formatos irregulares nas bordas e também geram feridas que não cicatrizam, por exemplo, estão entre os sinais de alerta.
Doenças hepáticas (esteatose hepática)
A esteatose hepática (alcoólica ou não alcoólica) é uma das doenças hepáticas (doenças que afetam o fígado) mais recorrentes. As doenças hepáticas podem ser resultantes de heranças genéticas ou vírus, uso excessivo de álcool e hábitos de vida pouco saudáveis.
Icterícia, ascite (acúmulo de líquido na região abdominal), dor e/ou inchaço estão entre os sintomas que podem indicar problemas no funcionamento do fígado.
- Veja também: Qual o Médico que Trata Clamídia?
Agende seu check-up na Rio Norte Saúde
Na Rio Norte Saúde você tem acesso aos melhores especialistas e exames para prevenir, diagnosticar e tratar essas e outras doenças. Agende agora uma avaliação.