Tempo de leitura: 3 minutos
O Dia Internacional da Terceira Idade é comemorado em outubro com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre questões que envolvem o envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Entre os cuidados com os mais velhos, a saúde não pode ficar de fora e o médico geriatra é um dos profissionais indicados neste contexto.
Você já ouviu falar em geriatria e médico geriatra? A palavra pode parecer estranha, mas é muito simples de entender: o geriatra é especializado em geriatria, ou seja, no estudo e tratamento de doenças diretamente relacionadas ao envelhecimento, tais como:
Ou seja, assim como as crianças e adolescentes são cuidados por uma especialidade específica da medicina (pediatria), os idosos também são tratados por um especialista que sabe reconhecer as características e necessidades intrínsecas à essa população.
Embora seja uma especialidade importante, nem todo mundo conhece ou sabe exatamente quando consultar o geriatra. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você saiba quando e por que consultar um médico especializado em geriatria.
O médico geriatra, popularmente conhecido como “médico de idosos”, é especializado nas doenças e alterações típicas da terceira idade e existem diferentes razões para consultá-lo.
Diabetes, hipertensão, colesterol ou triglicerídeos altos e alterações cardíacas, por exemplo, são doenças muito comuns nos mais velhos e, em muitos casos, podem ser prevenidas com acompanhamento médico especializado de um geriatra.
A cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em habilidades mentais e/ou cerebrais (percepção, atenção, associação, imaginação, juízo, raciocínio e memória). As alterações cognitivas são clássicas na terceira idade e podem ser prevenidas ou atenuadas com um bom acompanhamento médico.
Sejam alterações mentais, cognitivas, físicas ou fisiológicas, identificá-las precocemente é muito importante para garantir a qualidade de vida dos idosos. E o médico geriatra é capaz de reconhecer essas situações que merecem atenção redobrada e conduzir o tratamento.
A queda em idosos pode ser bastante devastadora, causando lesões e fraturas importantes. As causas incluem fragilidade, doenças agudas e mesmo problemas posturais. O geriatra pode ajudar a reduzir os riscos e impactos, orientando o paciente a ser mais ativo.
A falta de vitaminas e minerais pode causar alteração neurológica, fadiga, fraqueza, anemias, perda de peso, dificuldade de concentração, falha de memória, entre outras situações prejudiciais à saúde, especialmente durante a velhice.
Seja qual for o motivo, consultar o médico geriatra é imprescindível para garantir que os idosos tenham um acompanhamento especializado e mais qualidade de vida.
Na Rio Norte Saúde você encontra médicos geriatras experientes para realizar o seu próprio acompanhamento ou de um familiar. Agende agora uma consulta de avaliação.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…