Tempo de leitura: 3 minutos
Normalmente, uma vez confirmada a gravidez com exames de urina e/ou sangue, a primeira ultrassonografia transvaginal em Madureira é realizada entre oito e dez semanas de gestação. Contudo, será que é possível um ultrassom detectar gravidez? Se sim, em que casos? Continue lendo o artigo de hoje da Rio Norte Saúde para descobrir mais sobre esse assunto.
Indice
Então, é possível utilizar o ultrassom para detectar gravidez?
A ultrassonografia transvaginal em Madureira é uma técnica que usa ondas sonoras para mostrar imagens do bebê dentro do útero da mãe de forma segura. Esse exame permite obter informações importantes sobre a saúde do feto e as condições presentes no útero, razão pela qual é parte integrante dos cuidados pré-natal.
Assim, as informações obtidas graças ao ultrassom permitem ao obstetra em Madureira planejar os cuidados médicos da gestante e melhorar sua qualidade de vida, além de detectar certas anomalias no feto ou possíveis problemas durante o parto.
Contudo, o ultrassom pode ser utilizado para detectar a gravidez? Bom, embora não seja o recomendado, sim, isso é possível. Normalmente, isso ocorre quando a paciente não sabe que está grávida e nem apresenta sintomas. Por isso, não fez o exame de sangue, mas agendou uma ultrassonografia de rotina solicitada pelo seu ginecologista.
Vale ressaltar, porém, que em um ultrassom ginecológico você pode saber se está grávida somente após quatro semanas de gestação. Isso porque a faixa de resolução do ultrassom é de um milímetro e o saco gestacional não é visível até atingir esse tamanho, o que ocorre justamente por volta da quarta semana.
A ultrassonografia transvaginal representa algum risco para o feto?
Uma preocupação muito comum das pacientes é fazer uma ultrassonografia transvaginal em Madureira de rotina como parte do check-up ginecológico anual e isso representar algum risco caso não saibam que estão grávidas.
No entanto, esse exame não oferece nenhum risco, nem para você e nem para o bebê. Como não são usados raios-x, não há exposição a nenhum tipo de radiação ionizante. Pelo contrário, ele usa ondas sonoras, que não foram associadas a nenhum dano ao feto em desenvolvimento.
Inclusive, a ultrassonografia transvaginal em Madureira é realizada durante o pré-natal normalmente, com um transdutor muito fino inserido suavemente na vagina. Não é necessário preparo prévio e não é utilizado nenhum tipo de droga ou qualquer tipo de anestesia. É um estudo ambulatorial e, quando finalizado, as atividades diárias normais são continuadas.
No primeiro ultrassom transvaginal da gestação, verifica-se a gravidez e se é um bebê único ou uma gravidez múltipla. Também é possível verificar se o embrião está bem localizado, sua frequência cardíaca e tamanho, com o qual se calcula a idade gestacional e a data provável do parto.
Além disso, recomenda-se realizar pelo menos mais duas ultrassonografias durante a gravidez, uma por trimestre, mas a partir do segundo trimestre elas são realizadas por via transabdominal.
Agende os seus exames na Rio Norte Saúde!
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do ultrassom detectar gravidez, além da consulta com o seu ginecologista ou obstetra em Madureira, você ainda pode agendar a sua ultrassonografia transvaginal na Rio Norte Saúde. Entre em contato agora mesmo!