Tempo de leitura: 3 minutos
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
E o câncer de próstata diagnosticado precocemente tem altas chances de cura, sendo que os exames preventivos têm papel fundamental nesse processo. Mas, será que existem sintomas que devem acender o sinal de alerta? Confira.
Indice
O que causa o desenvolvimento do câncer de próstata?
Antes de qualquer coisa, vamos falar um pouco sobre o desenvolvimento do câncer de próstata. Para que isso seja possível, primeiro devemos entender o que é e qual a função da próstata. Afinal, você sabia que a próstata é, na verdade, uma glândula?
É isso mesmo. A próstata é uma glândula pequena, localizada na parte baixa do abdômen, que apenas os homens possuem e que tem a função de produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides liberados durante o ato sexual.
Sendo assim, o câncer de próstata é a multiplicação anormal e desordenada das células dessa pequena glândula, formando um tumor. É considerado um câncer da terceira idade, uma vez que cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.
Quais os primeiros sinais de câncer de próstata?
Quando falamos em câncer, é importante ter em mente que alguns desses tumores crescem de forma rápida e espalham-se para outros órgãos, enquanto outros (a maioria) cresce de forma muito lenta e não chega a apresentar sinais e sintomas.
No entanto, os sintomas do câncer de próstata que merecem destaque devem ser esclarecidos para que os pacientes possam procurar um especialista assim que notarem algum tipo de alteração. E quais são os sintomas e sinais de alerta para câncer de próstata?
- Dor ao urinar;
- Disfunção erétil;
- Sangue na urina ou sêmen;
- Vontade frequente de urinar, inclusive à noite;
- Fluxo da urina interrompido ou sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar.
Muitos desses sintomas podem ser explicados porque a próstata fica logo abaixo da bexiga, à frente do reto. E no interior da próstata passa a uretra. Ou seja, o crescimento da glândula acaba interferindo nos hábitos urinários do paciente, causando sintomas típicos.
É necessário alertar que o crescimento da próstata pode ser considerado benigno, chamado de hiperplasia prostática benigna. O diagnóstico será feito pelo urologista baseado em exames como dosagem de PSA e exame de toque retal, fundamentais no diagnóstico precoce.
Novembro Azul: faça seu exame preventivo na Rio Norte Saúde
A melhor forma de detectar precocemente o câncer de próstata é consultando regularmente o urologista e fazendo os exames preventivos de dosagem de PSA e toque retal. Na Rio Norte Saúde você tem acesso a profissionais qualificados e especializados no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata e outras doenças diversas. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta de avaliação no melhor dia e horário para você.