Dermatologia Além da Estética: Qual o Papel Dessa Especialidade?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando pensamos em dermatologista, logo vem à mente os cuidados com a pele e a aparência, não é mesmo? Mas, a verdade é que, na prática, o papel do profissional é muito mais amplo e pensar na dermatologia além da estética é imprescindível. Afinal, o papel dessa especialidade também é importante nos cuidados com a nossa saúde, uma vez que existe uma série de doenças que podem acometer a nossa pele. Confira a seguir.

O que é dermatologia estética?

A dermatologia é uma especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos. E, além disso, o profissional também atua na manutenção da estética da pele e dos anexos cutâneos.

Sendo assim, temos a chamada dermatologia estética e a dermatologia clínica e cirúrgica. A dermatologia clínica, como o nome sugere, corresponde aos cuidados e procedimentos aplicados para melhorar esteticamente a aparência da pele do paciente.

É, portanto, um ramo da dermatologia que contribui para a nossa autoestima, atuando no tratamento de acnes, no rejuvenescimento da pele, no tratamento de manchas e cicatrizes.

Qual o papel da dermatologia clínica e cirúrgica?

A dermatologia, além da estética, faz referência ao ramo da dermatologia que tem como papel atuar na prevenção e no tratamento de doenças e condições de saúde que afetam a pele e seus anexos. A seguir, confira algumas dessas doenças e condições de saúde.

Micoses

A micose é uma infecção causada por fungos que são atraídos por calor e umidade. Por esse motivo, é um tipo de infecção muito comum na pele, nos cabelos e nas unhas. Nas unhas, a micose costuma causar manchas esbranquiçadas.

Câncer de pele

O câncer de pele geralmente é caracterizado por pintas que mudam de cor e têm formato irregular nas bordas, pequenas lesões que não cicatrizam, feridas, erosões ou sangramentos. A exposição aos raios solares sem proteção está entre a principal causa.

Dermatites

As dermatites ou alergias de pele são reações inflamatórias que podem aparecer em diferentes regiões do corpo causando vermelhidão, descamação, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele.

Problemas capilares

O dermatologista também é responsável pelo diagnóstico e tratamento de todas as patologias que afetam o couro cabeludo e os folículos capilares: queda de cabelo, caspa, dermatites ou reações cutâneas.

A pele é o maior órgão do corpo humano. E como todo órgão que compõe nosso corpo, está sujeito a diferentes situações de risco e doenças que devem ser diagnosticadas, tratadas e prevenidas pelo médico dermatologista.

Consulte um dermatologista da Rio Norte Saúde

A equipe da Rio Norte Saúde é composta por dermatologistas especializados em cuidados com a pele e seus anexos. Se você precisa de uma avaliação, o primeiro passo é entrar em contato e agendar a sua consulta.