Quando uma garota deve começar a se consultar com um ginecologista?

Tempo de leitura: 3 minutos

Para muitos pais e responsáveis, a questão de quando uma menina deve começar a consultar um ginecologista em Madureira gera incerteza. Principalmente porque a saúde feminina ainda é um tabu para diversas pessoas. No entanto, ela não deve ser negligenciada. Assim, embora possa soar constrangedor, a primeira consulta ginecológica e, é claro, todas que se seguem, são extremamente importantes. 

Portanto, as pessoas que estiverem ao redor da criança ou adolescente, precisam tratar o assunto com toda a naturalidade. Afinal, isso é tão normal e, inclusive, fundamental para a saúde de uma jovem, quanto todos os check-ups pediátricos realizados ao longo dos anos. 

Primeira consulta ginecológica: qual a idade ideal?

A idade ideal para uma primeira consulta ginecológica pode variar. Isso porque existem alguns fatores a serem considerados. No entanto, o recomendado é que seja quando a menina atinge a puberdade, o que pode ser reconhecido pela menarca, que é uma das últimas fases da puberdade.

Ou seja, logo depois da primeira menstruação. Assim, a idade pode variar em cada caso, mas geralmente ocorre entre os 9 e 15 anos de idade. A primeira visita ao ginecologista em Madureira, contudo, pode ser antes também, caso a menina tenha algum sintoma ginecológico. É o caso, por exemplo, de corrimento, surgimento do broto mamário doloroso e outros.

É válido ressaltar, porém, que essas visitas não devem substituir as consultas e exames regulares com o pediatra. 

Caso a adolescente já tenha mais de 15 anos e já tenha menstruado, mas ainda não passou com um ginecologista em Madureira, é muito importante agendar a primeira consulta ginecológica dela, principalmente se:

  • Já se passaram três meses ou mais desde sua última menstruação;
  • Ela tem dor de estômago, febre e corrimentos com cheiro forte;
  • Ela tem muita cólica, sangramento intenso ou sangramento por mais tempo do que o normal;
  • A menarca não apareceu até aos 16 anos de idade ou dentro de três anos a partir de quando seus seios começaram a crescer;
  • Ela já teve relações sexuais.

Por que agendar uma consulta com o ginecologista em Madureira?

Com a puberdade, o corpo passa por mudanças e a criança ou adolescente pode já ter experimentado o seu período menstrual. A primeira consulta ginecológica, então, deve ser pensada como um passo inicial para uma nova fase na vida da menina. Inclusive, sendo primordial para a sua saúde, de forma que ela possa conhecer o próprio corpo e aprender a cuidar dele.

Desse modo, é fundamental não adiar a primeira consulta com um ginecologista em Madureira quando a menina amadurece. Afinal, essa é uma maneira de garantir que ela fique saudável à medida que envelhece. 

Ela poderá ter uma noção maior do que é normal no seu corpo, para que consiga reconhecer quaisquer problemas e mudanças, como nódulos nos seios, corrimentos e etc.

Além disso, ela terá a chance de falar sobre cólica, fluxo da menstruação, duração do ciclo, escapes e como lidar com a TPM. Quando mais velha, também poderá fazer perguntas e sanar dúvidas que ela pode não se sentir confortável para discutir com você ou com o pediatra, como preocupações relacionadas à sexualidade.

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Geralmente, os pais consideram a ideia de levar sua filha ao ginecologista desconfortável, embaraçosa ou simplesmente impensável. Contudo, quando ela atinge a puberdade, um ginecologista em Madureira pode começar a tratar de todas as questões e preocupações que começam a surgir.

Por isso, agende uma consulta agora mesmo na Rio Norte Saúde! Para o conforto das crianças e adolescentes, bem como de seus respectivos pais ou responsáveis, contamos com uma estrutura completa e oferecemos consultas e exames em um só lugar.