Após Covid, pacientes podem apresentar trombose: fique atento aos sinais

Tempo de leitura: 3 minutos

A trombose pós-covid é uma das complicações que podem surgir nos pacientes afetados pela COVID-19, mesmo após eles terem se recuperado da infecção. Essas complicações, causadas pela ativação excessiva do sistema imunológico no combate ao vírus, podem se tornar graves e exigir tratamento específico ou, em alguns casos, até mesmo intervenção cirúrgica. Justamente por esse motivo, os cuidados com a sua saúde não podem ser negligenciados, mesmo que você já não tenha mais o vírus ativo em seu organismo. 

Para tanto, consultar um clínico geral e um angiologista em Madureira é primordial para realizar um check-up completo.

O que é trombose pós-covid? Por que ela ocorre?

A trombose é a formação de um trombo ou coágulo sanguíneo em uma veia que interfere na circulação sanguínea. No caso da trombose pós-covid, ela ocorre quando o paciente apresenta problemas de coagulação do sangue após ter se recuperado do coronavírus. 

Isso acontece porque as pessoas que se recuperaram da COVID-19, especialmente aquelas com problemas cardiovasculares, experimentam uma resposta imunológica mais longa e hiperativa. 

Essas respostas imunológicas persistentemente ativadas podem atacar os vasos sanguíneos dos pacientes recuperados, causando ainda mais danos e aumentando ainda mais o risco de coágulos sanguíneos. Como resultado, há maior risco de desenvolver trombos. 

Assim, com o coronavírus, a coagulação prejudicada torna a trombose mais comum. Esses trombos formados na circulação venosa das pernas chegam à circulação pulmonar pela corrente sanguínea, dando origem a tromboembolias pulmonares que podem complicar ainda mais o quadro respiratório. 

Além disso, em alguns casos, a trombose pode interromper o fluxo sanguíneo em outras áreas do corpo, como artérias dos braços e pernas, cérebro, etc. Toda essa situação, ainda, aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame ou falência de órgãos quando esses trombos bloqueiam as principais artérias de órgãos vitais.

E quais são os sintomas?

Mesmo que você já tenha se recuperado da infecção do coronavírus, é extremamente importante ficar atento a qualquer sintoma que você apresente. Dessa forma, é possível agendar uma consulta com um clínico geral ou um angiologista em Madureira o mais rápido possível, e relatar todos esses sinais, o que ajudará no correto diagnóstico.

Entre os pacientes que sofrem com trombose pós-covid, os sintomas mais comumente relatados são:

  • Dor na perna ou no braço;
  • Aumento da temperatura da área dolorida;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Inchaço nas pernas e nos braços;
  • Dor de cabeça;
  • Visão turva;
  • Dor abdominal persistente.

Caso você esteja em processo de recuperação ou já tenha se recuperado da COVID-19, faça um check-up completo. Ainda que não note nenhum desses sintomas citados anteriormente, esse é um cuidado essencial com a sua saúde.

Agende a sua consulta com o angiologista em Madureira!

A detecção e prevenção precoces da trombose pós-covid são de extrema importância. Por isso, o monitoramento cuidadoso dos pacientes recuperados da COVID-19, especialmente aqueles com condições cardiovasculares pré-existentes, como hipertensão e diabetes, deve ser realizado por um angiologista em Madureira. 

Portanto, agende agora mesmo uma consulta! A clínica Rio Norte Saúde vem seguindo todos os protocolos de higienização e segurança no combate ao coronavírus.