Tempo de leitura: 3 minutos
O câncer de pele resulta do crescimento anormal das células da pele que se multiplicam repetidamente até que ocorra a formação de um tumor maligno. A boa notícia é que, quando descoberto no início, tem altas chances de cura. Mas, para que isso seja possível, é necessário saber como reconhecer os sinais e quando consultar o dermatologista.
Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Isso mesmo, a pele é um órgão importante e o câncer uma doença bastante perigosa. Em geral, o câncer de pele pode ser classificado em melanoma e não-melanoma. E quais as diferenças?
O câncer de pele melanoma é originado nos melanócitos, ou seja, nas células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele). Esse tipo de câncer é mais frequente em adultos brancos e pode aparecer em qualquer parte do corpo, pele ou mucosas.
Em pessoas negras, é mais comum nas áreas claras do corpo, como palmas das mãos e plantas dos pés. A doença é caracterizada por manchas, pintas ou sinais característicos. É considerado o tipo mais grave, mas o prognóstico é bom se detectado na fase inicial.
O câncer de pele não-melanoma é o tipo mais frequente no Brasil e o de menor mortalidade. No entanto, deve ser identificado e tratado precocemente para evitar consequências graves, como mutilações expressivas na região afetada pela doença.
É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e com pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com histórico familiar ou com doenças cutâneas prévias. O câncer não-melanoma pode ser classificado em carcinoma basocelular e carcinoma epidermóide.
O ideal seria que todos consultassem um dermatologista ao menos uma vez por ano. Isso porque o profissional pode realizar uma avaliação clínica detalhada de pintas, lesões e sinais de pele que talvez estejam relacionados a um diagnóstico de câncer.
No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível. Sendo assim, é importante conhecer os sinais de alerta em casos de câncer de pele que podem ajudar a identificar o momento certo de buscar ajuda profissional. De modo geral, o câncer pode ocasionar:
Qualquer alteração de pele perceptível e duradoura deve ser investigada. O médico dermatologista é o profissional indicado para atuar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer e outras patologias que acometem o órgão.
A equipe da Rio Norte Saúde possui os melhores dermatologistas para prevenção, detecção e tratamento do câncer de pele. Agende uma avaliação e cuide da sua saúde.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…