Candidíase na Garganta: O que é e Quais os principais sintomas

Tempo de leitura: 3 minutos

É normal que uma pequena quantidade de fungo viva em sua boca. Mas em alguns casos, o fungo pode se multiplicar rapidamente e levar a uma infecção por fungos, conhecida como candidíase na garganta. Essa infecção é geralmente leve e raramente causa problemas sérios. Contudo, em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, pode se espalhar para outras partes do corpo e causar complicações potencialmente graves.

O que é candidíase na garganta?

A Candida albicans é um tipo de fungo que normalmente vive na pele e no interior do corpo, em locais como boca, garganta, intestino e vagina, sem causar problemas. O sistema imunológico o mantém sob controle, assim nossas próprias defesas e as bactérias que também vivem em nossa boca e sistema digestivo impedem seu crescimento excessivo.

Contudo, quando ele se prolifera excessivamente em nossas bocas, a infecção aparece e pode se espalhar para o céu da boca, gengivas, amígdalas e garganta. Logo, a candidíase na garganta é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo).

Ocorre com mais frequência em pessoas muito jovens, idosas ou enfraquecidas por doenças ou com imunidade baixa, como pacientes que fazem quimioterapia, diabéticos ou diagnosticados com AIDS. Também pode ser resultado de tratamentos com antibióticos.

Como prevenir essa infecção fúngica da garganta?

A prevenção da candidíase na garganta inclui diferentes medidas que reduzem a transmissão da infecção por candida em nossa boca. Como, por exemplo:

  • Manter uma boa higiene oral. Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e utilizar enxaguante bucal;
  • Usar fio dental diariamente. Isso ajuda a limpar e melhorar a saúde de nossa boca e gengivas contra a candidíase;
  • Limitar o consumo de açúcar, pois alimentos açucarados podem estimular o crescimento de candida na boca;
  • Evitar o uso desnecessário de antibióticos.

Quais são os sintomas dessa infecção?

A candidíase na garganta pode ter muitos sintomas diferentes, incluindo:

  • Camada esbranquiçada na boca;
  • Placas de uma substância cremosa na boca;
  • Aparecimento de aftas na língua ou na bochecha;
  • Sensação de queimação na área da língua;
  • Dor ou ardência nas regiões afetadas;
  • Rachaduras e vermelhidão nos lábios;
  • Dor de garganta e dificuldade para engolir;
  • Diminuição do paladar.
Candidíase na Garganta O que é e Quais os principais sintomas1

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

Se você ou alguém que você conhece apresenta sintomas de candidíase na garganta ou na boca, o melhor a fazer é marcar uma consulta com um clínico geral em Madureira. Esse médico poderá diagnosticar a condição avaliando os sintomas na boca e, caso necessário, solicitar exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

A partir disso, ele abordará a causa do crescimento excessivo de levedura e prescreverá um medicamento antifúngico. Esse medicamento pode vir na forma de cápsulas, enxaguante bucal ou até pastilhas para a garganta.

Cuide da sua saúde, agende suas consultas e exames na Rio Norte!

Os cuidados com a sua saúde não podem ficar para depois. Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre a candidíase na garganta, entre em contato com a Rio Norte Saúde e agende sua consulta com um clínico geral em Madureira!