Tempo de leitura: 3 minutos
No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação Saudável. A data é importante porque a alimentação, ou seja, o que comemos, o quanto comemos e, até mesmo, por que comemos, são aspectos fundamentais para a saúde. Mas, na prática, você sabe como mudar os hábitos alimentares de forma saudável e segura?
Antes de qualquer coisa, vamos estabelecer o que é uma alimentação saudável. Basicamente, é possível dizer que uma alimentação saudável é aquela que prioriza, de forma equilibrada, os grupos alimentares que, sabidamente, fazem bem para a saúde:
Além disso, a alimentação saudável deve minimizar o consumo de alimentos relacionados a doenças diversas, como diabetes, hipertensão e complicações cardiovasculares. Neste contexto, destacam-se alguns tipos de alimentos e grupos alimentares, incluindo:
É importante destacar que não se trata, simplesmente, de excluir ou consumir em excesso determinados alimentos, mas sim fazer escolhas conscientes e equilibradas, envolvendo variedade de grupos alimentares, a diversificação dos pratos e a constância das refeições.
Se você se identifica como uma pessoa com hábitos alimentares prejudiciais à saúde e ao seu bem-estar, fazer algumas mudanças práticas é imprescindível e pode, até mesmo, prevenir ou controlar alguns tipos de doenças. Confira algumas dicas práticas.
Isso mesmo. Alguns hábitos alimentares, como comer sem ter fome ou “descontar” na comida as frustrações da vida e os sentimentos de alegria ou tristeza, podem ser influenciados pela nossa saúde mental, que deve ser priorizada para uma vida saudável.
De modo geral, cada pessoa é capaz de reconhecer os sinais de fome e saciedade que o organismo dá. Sendo assim, na hora de fazer as refeições, ou então, quando decidir comer um determinado alimento, tente prestar atenção nos sinais do seu próprio corpo.
Com a correria do dia a dia, é muito comum encontrar pessoas que optam por alimentos industrializados na hora das refeições. Mas, esse hábito é bastante prejudicial, uma vez que são alimentos cheios de açúcar e sódio. Dessa forma, priorize os alimentos in natura.
Tudo bem gostar de um docinho, comer frituras uma vez ou outra e pedir um fast food ocasionalmente. No entanto, para ter uma alimentação saudável é fundamental apostar na diversidade de alimentos e grupos alimentares mais saudáveis e naturais.
O nutricionista é o profissional que poderá ajudá-lo a entender quais alimentos são necessários para a sua dieta, como fazer escolhas mais saudáveis e a montar um planejamento alimentar personalizado para a sua realidade.
Seguindo essas dicas você conseguirá incluir hábitos alimentares fundamentais para a manutenção da sua saúde, seu bem-estar e qualidade de vida.
A importância de adotar hábitos alimentares mais saudáveis vai muito além da perda de peso. Se você quer ter mais saúde e qualidade de vida e deseja mudar seus hábitos alimentares de forma saudável, consulte um nutricionista da Rio Norte Saúde.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…