Tempo de leitura: 3 minutos
O médico gastroenterologista é o profissional especializado no funcionamento de todo o sistema digestivo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado. Sendo assim, atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de diversos tipos de doenças. Mas, quando consultar um gastroenterologista? Confira agora 5 sinais de alerta.
Gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera gástrica, pedra na vesícula, hepatite e cirrose, pancreatite, síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, hepatites, esteatose hepática e câncer são algumas das doenças tratadas pelo gastroenterologista.
E qual o momento de consultar um gastroenterologista? A verdade é que existem diferentes sintomas e sinais de alerta que podem indicar a necessidade de consultar um especialista para obter um diagnóstico e realizar o tratamento mais adequado.
O problema é que muitas pessoas acabam deixando a saúde de lado e ignorando sintomas que passam a ser considerados “normais”, mas que podem indicar doenças mais graves e complexas, incluindo câncer. A seguir, destacamos alguns dos mais importantes, confira.
O refluxo é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. O refluxo pode ser um sintoma que ocorre em situações específicas ou mesmo em bebês até os seis meses de idade. Já a doença do refluxo gastroesofágico é uma patologia mais complexa. Em caso de sintoma persistente, é necessário consultar um médico.
A dor esofágica é um sintoma clássico da doença do refluxo, mas também pode ser causada por esofagite, espasmo esofágico ou câncer, por exemplo. Dessa forma, é imprescindível consultar um gastroenterologista para obter um diagnóstico preciso.
Fissuras anais (pequeno corte ou rasgo no tecido que reveste o ânus) e hemorroidas podem causar sangramento retal e presença de sangue nas fezes. No entanto, o sangramento também pode ser sinal de algum tipo de sangramento em partes do trato digestivo.
Dor, inchaço e distensão abdominal de intensidade leve e passageira podem acontecer em situações específicas, como após o consumo de determinados alimentos. Mas, quando os sintomas são persistentes e intensos, é recomendado consultar um especialista.
Problemas neurológicos, disfunção muscular ou hormonal, dieta e outros fatores podem causar constipação, quando a frequência de evacuação é baixa. Vírus, parasitas, bactérias, intolerância à lactose e outros problemas digestivos, por sua vez, podem causar diarreia (quando a frequência na evacuação aumenta e as fezes mudam de consistência).
O gastroenterologista é o profissional indicado para avaliar caso a caso e, com base nos sintomas, histórico do paciente e resultado de exames, indicar a melhor conduta.
Se você apresenta algum sintoma e deseja realizar um check-up, a melhor forma de cuidar da sua saúde é consultando um especialista. E a clínica Rio Norte Saúde oferece uma infraestrutura completa para realização de exames e consultas com especialistas, incluindo gastroenterologista. Para mais informações, entre em contato e agende sua consulta.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…