Tempo de leitura: 3 minutos
Vírus e bactérias são microrganismos que podem causar infecções em humanos e é importante identificar sua causa para receber o tratamento adequado. Mas como podemos diferenciar as doenças causadas por cada um desses microrganismos?
Grande parte da população, talvez por ignorância ou desinformação, costuma misturar os termos e utilizá-los como sinônimos, de forma intercambiável, quando não são a mesma coisa. Por isso, antes de falar sobre as diferenças, é importante entender um pouco mais sobre esses microrganismos, conforme você confere a seguir:
Um vírus é um agente infeccioso intracelular de tamanho diminuto que não pode ser visto através de um microscópio e ser um patógeno. Porém, ele precisa de hospedeiros vivos para se multiplicar e sobreviver dentro de suas células, pois carece de mecanismos próprios. E tem a capacidade de infectar, replicar e se adaptar, embora nem sempre cause doença.
As doenças causadas por vírus incluem:
Por sua vez, as bactérias são agentes infecciosos unicelulares que prosperam em muitos tipos diferentes de ambientes e, portanto, podem sobreviver em qualquer meio. O corpo humano possui uma grande variedade deles sem causar nenhum dano, como na boca, pele, trato respiratório, sistema digestivo e urinário.
Sob certas condições, porém, elas causam doenças produzindo toxinas, que são substâncias nocivas, e/ou invadindo tecidos de órgãos.
Entre as doenças causadas por bactérias, podemos citar:
As principais diferenças entre vírus e bactérias são:
Ambos são imperceptíveis ao olho humano, mas as bactérias têm um diâmetro entre 0,6 e 1 micrômetro (µm) e são até 100 vezes maiores que os vírus. Por isso, podem ser vistas ao microscópio óptico, enquanto os vírus, que são consideravelmente menores, só podem ser detectados por microscopia eletrônica.
É outra questão que vírus e bactérias não compartilham. As bactérias têm a capacidade de crescer e se reproduzir por conta própria. E dessas células resultantes podem surgir mais divisões. Os vírus não têm a capacidade de se dividir por conta própria, eles se replicam sem parar e atacam outras células para transmitir suas informações genéticas.
Uma das principais diferenças entre vírus e bactérias é que a infecção bacteriana pode ser tratada com antibióticos, enquanto a infecção viral não. Inclusive, o uso de antibióticos quando o paciente apresenta uma infecção viral pode representar um sério risco, uma vez que surge a resistência bacteriana.
Em alguns casos, pode ser difícil determinar se a causa de uma doença é vírus ou bactérias. Isso porque muitas condições, como pneumonia, meningite e diarreia, podem ser causadas por ambos os tipos de microrganismos. Por esse motivo, se você tiver qualquer sintoma, é fundamental consultar um médico para avaliar o seu caso e realizar exames.
Desse modo, é possível ter um diagnóstico e realizar o correto tratamento. Portanto, entre em contato agora mesmo com a Rio Norte Saúde e agende a sua consulta com um clínico geral em Madureira!
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…