Tempo de leitura: 3 minutos
Os dias mais quentes do ano começam no mês de dezembro, se estendem até meados de março e, embora seja uma ótima oportunidade para aproveitar a praia e a piscina, trazem consigo algumas doenças comuns no verão que deixam a saúde baqueada. Por esse motivo, é importante saber quais são e como evitá-las. Afinal, verão deve ser sinônimo de diversão e lazer e não de médico, doenças, remédios e hospitais, não é mesmo?
Nem só por coisas boas o verão é marcado. Isso porque ocorre um aumento no número de doenças típicas durante essa época do ano.
Durante o verão, quem aproveita as temperaturas mais elevadas para curtir a praia e a piscina certamente já deve ter passado por algum episódio de otite, que nada mais é do que uma inflamação dos ouvidos que causa dores fortes e muito incômodas.
Evite ficar muito tempo submerso na água e aposte no uso de protetores auriculares para evitar a inflamação.
O tempo quente e a maior frequência de chuvas contribuem para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue que causa dores no corpo, manchas e febre alta.
Para prevenir a proliferação do mosquito, evite água parada em vasos, pneus e piscinas em desuso.
A micose também figura entre as doenças comuns no verão. Essa que é uma infecção causada por um fungo, geralmente acomete a pele, as unhas e o couro cabeludo, costuma ser mais frequente no verão em decorrência do calor e da maior umidade que favorecem a proliferação de fungos causadores da infecção.
Mantenha o corpo sempre bem seco (especialmente nas regiões de dobras, como virilha, espaço entre os dedos e axilas), evite usar sapatos fechados por longos períodos, utilize roupas leves e não compartilhe toalhas e outros objetos pessoais.
A conjuntivite é uma inflamação contagiosa que causa olhos avermelhados e lacrimejantes, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada e sensação de ter areia nos olhos e também é bastante comum durante o verão.
Não compartilhar toalhas de rosto, maquiagem, pincéis e roupas de cama, assim como higienizar bem as mãos e os olhos com frequência é ideal para evitar a doença.
Durante o verão, muitas pessoas aproveitam para viajar e, durante as férias, nem sempre é possível saber a procedência dos alimentos. E como durante a época mais quente do ano a proliferação de vírus e bactérias é mais fácil, especialmente quando os alimentos não são guardados e preparados de maneira correta, os casos de intoxicação alimentar aumentam.
Aqui é importante investir em alimentos frescos e bem conservados, assim como ter atenção aos locais escolhidos para fazer as refeições na rua.
Se mesmo com essas dicas você não escapou das doenças comuns no verão, saiba que a equipe da Rio Norte Saúde está preparada para atendê-lo e orientá-lo na recuperação. Agende uma consulta com um dos nossos especialistas.
Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.
Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.
Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.
Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…