Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

Tempo de leitura: 3 minutos

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica apenas quando algo não vai bem, o que sabemos que não é adequado. O famoso exame de toque retal, por exemplo, é um importante teste clínico que deve fazer parte da rotina de exames periódicos indicados para homens a partir de uma faixa etária específica. Mas, nem todos sabem qual o momento certo de fazê-lo.

O que é o exame de toque retal?

O exame de toque retal é um teste clínico realizado em pacientes do sexo masculino que envolve uma série de tabus e preconceitos infundados. E, por esse motivo, embora seja fundamental no diagnóstico de doenças sérias, é ignorado por boa parte dos homens.

Mas, o que é o e para que serve esse exame específico? Na prática, o exame de próstata, como também é chamado o exame de toque retal, tem como objetivo detectar problemas no ânus e no reto (como hemorróidas), câncer de próstata ou hiperplasia benigna.

É um exame relativamente simples, com duração média de 10 segundos, que não envolve riscos à saúde e deve ser realizado por um médico urologista experiente na área.

Quando fazer exame de toque retal?

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A importância do exame de toque retal no diagnóstico do câncer de próstata e demais alterações no órgão é inegável. Mas, saiba que o teste também pode ser utilizado por proctologistas, por exemplo, como exame para avaliar alterações suspeitas, como:

  • Fissura anal;
  • Hemorróidas;
  • Obstrução intestinal;
  • Sangramentos nas fezes;
  • Dor abdominal ou pélvica;
  • Constipação intestinal ou incontinência fecal;
  • Inflamações ou abcessos na porção final do intestino;
  • Lesões no reto ou ânus (úlceras, nodulações, tumores).

Em geral, o exame de toque retal é indicado para homens a partir dos 50 anos de idade que tenham ou não sinais ou sintomas de problemas na próstata. No entanto, pacientes com histórico de câncer na família devem iniciar a rotina de exames a partir dos 45 anos.

Além disso, pacientes com idades inferiores que apresentam algum sinal ou sintoma suspeito, incluindo hemorroida, incontinência urinária, entre outros, podem ser encaminhados para realizar o exame, independentemente da idade, de acordo com a avaliação médica.

Como funciona o toque retal?

Para a realização do exame, que também pode ser indicado para mulheres, o médico faz a inserção do dedo indicador, protegido por luva de látex lubrificada, no ânus do paciente que pode ficar deitado de lado, com a barriga para cima; em pé, um pouco inclinado sobre uma superfície; em posição ginecológica (no caso das mulheres) ou outra posição mais adequada.

Dessa forma, é possível sentir o orifício e esfíncteres do ânus, a parte final do intestino, a região posterior da próstata e, no caso das mulheres, a parte posterior do útero e da vagina em mulheres. A duração do exame é de cerca de 10 segundos.

Faça seu check-up com exame de toque retal na Rio Norte Saúde

A equipe da Rio Norte Saúde é multidisciplinar e está preparada para cuidar de homens e mulheres em diferentes faixas etárias. Se está na hora de você fazer seu check-up de rotina, entre em contato para agendar seu exame de toque retal.