Categories: Amamentação

Você sabe o que é puerpério?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O puerpério é um período que dura de 45 a 60 dias e ocorre imediatamente após a gravidez. É caracterizado pelo ciclo em que o corpo da mulher irá passar por diversas transformações anatômicas e funcionais depois do parto.

No puerpério o corpo da mulher irá voltar ao seu estado anterior à gravidez, gerando alterações hormonais, fisiológicas e até mesmo emocionais.

Afinal, o que acontece no puerpério?

O puerpério, também chamado de resguardo ou quarentena, é um momento repleto de descobertas, mudanças hormonais, emocionais e, apesar de ser um momento especial onde a mulher está conhecendo seu bebê e está começando uma nova rotina de cuidar do filho, não é um período fácil, portanto as orientações do obstetra são essenciais. A mulher pode sofrer com cólicas no útero, queda brusca hormonal que gera sintomas diversos, problemas emocionais e outras. É muito importante que nesse momento a mãe tenha apoio da família e do obstetra, sabendo que não está sozinha. Saiba mais sobre o puerpério:

Quais as fases do puerpério?

O puerpério possui 3 fases, sendo elas o puerpério imediato que ocorre entre o 1º ao 10º dia do parto, o puerpério tardio, que ocorre do 11º ao 42º dia pós parto e por fim o puerpério remoto, que ocorre após o 43º dia. Durante o puerpério no geral, a mulher sofre uma espécie de pequeno corrimento com sangramento vaginal, que conforme os dias vão passando ele vai ficando mais claro, até tornar-se amarelado. No puerpério a mulher não menstrua e portanto não está fértil.

Nessa fase a mulher sente muitas diferenças nas mamas, que ficam doloridas, na barriga que permanece inchada após a gravidez e com o tempo vai diminuindo, cólicas por causa da regressão do tamanho do útero, desconforto vaginal (em caso de parto normal), que pode estar inchada e inflamada. Em alguns casos a mulher pode sofrer de incontinência urinária.

O que a mãe precisa saber sobre o puerpério?

A mulher precisa estar consciente que todas essas mudanças em seu corpo são normais e de que ela não precisa se pressionar para que tudo volte ao normal em poucos dias. O puerpério leva mais de 45 dias e é perfeitamente normal.

É importante lembrar que as relações sexuais são recomendadas após 40 dias do nascimento do bebê, já que antes pode trazer desconfortos e até mesmo infecções, em casos de mulheres que fizeram cesárea. É importante esperar esse período e optar por outras formas de intimidade.

É importante salientar que a questão menstrual, uso de anticoncepcionais e outras informações específicas devem ser conversadas com o ginecologista. Nenhum detalhe deve ficar para trás, já que é importante ter controle sobre a ovulação e possibilidade de engravidar novamente.

Conte com a Rio Norte Saúde

A policlínica Rio Norte Saúde possui mais de 15 especialidades a seu dispor e com preços especiais. Nossos especialistas estão mais do que preparados para te acompanhar nessa fase importante do puerpério e te auxiliar. Agende uma consulta!

Recent Posts

Refluxo Gastroesofágico Tem Cura?

O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…

14 de março de 2023

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrose?

Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…

14 de março de 2023

Quando Devo Procurar o Ginecologista?

É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…

14 de março de 2023

Pé Diabético: O Que é e Como Evitar?

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…

14 de março de 2023

O Que Causa a Trombose Venosa Profunda?

A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…

14 de março de 2023

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…

14 de março de 2023