Tempo de leitura: 3 minutos
As doenças do estômago geralmente costumam vir acompanhadas de bastante desconforto e podem ter diversas causas, incluindo problemas emocionais. Esse é o caso, por exemplo, da gastrite nervosa, conforme você confere no artigo de hoje da Rio Norte Saúde.
A gastrite nervosa é uma doença causada principalmente por estresse ou ansiedade, que pode afetar o estômago e inflamar a mucosa gástrica. Caracteriza-se como um distúrbio emocional muito comum que afeta muitas pessoas e produz sintomas muito semelhantes à gastrite tradicional.
A principal diferença, porém, é que essa doença não inflama o estômago devido à presença de bactérias, mas o inchaço é uma resposta do nosso corpo a uma situação de estresse excessivo ou tensão, que leva ao aparecimento de sintomas.
Como muitos outros distúrbios do revestimento do estômago, a gastrite nervosa apresenta uma série de sintomas intimamente relacionados. Deve-se ter em mente que esses sintomas podem aparecer pontualmente ou continuamente, e variar de pessoa para pessoa. No entanto, entre os mais comuns, podemos citar:
Felizmente, a gastrite nervosa é um tipo de gastrite que tem cura e que pode ser tratada fazendo algumas mudanças no estilo de vida.
No geral, os tratamentos mais indicados pelo gastroenterologista em Madureira para essa doença incluem seguir uma dieta saudável e leve que ajude a regular os sintomas mais incômodos dessa doença estomacal. Isso significa que você deve incluir em suas refeições vegetais, frutas , carnes, peixes, sopas, arroz e muita água, entre outros.
Ao mesmo tempo, estar bem emocionalmente também é importante para melhorar a gastrite. O fato de manter um equilíbrio mental ajuda o corpo a se recompor e assim alcançar uma harmonia entre corpo e mente, para que funcionem de forma saudável.
Portanto, você deve aprender, entre outras coisas, a gerenciar o estresse, pois ele é responsável por aumentar a produção de ácido gástrico e deteriorar a membrana mucosa do estômago. Neste contexto, fazer terapia com um psicólogo pode ser de grande ajuda. Além disso, praticar atividades físicas também é uma excelente forma de eliminar o estresse e estimular a produção de endorfinas.
Também recomendamos limitar o consumo de analgésicos . Se você sofre de episódios de gastrite e vai à farmácia para comprar medicamentos de venda livre, estes podem proporcionar alívio temporário. No entanto, é melhor ir ao especialista imediatamente para que você possa prescrever um medicamento que diminua as secreções ácidas e proteja as membranas mucosas de maneira eficaz.
Como esse distúrbio do funcionamento do estômago é causado por problemas emocionais, é importante combinar várias abordagens na intervenção. Por isso, se você sofre com gastrite nervosa, é fundamental consultar um gastroenterologista em Madureira não só para ter um correto diagnóstico, como também descobrir como tratar de forma adequada essa doença.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…