Tempo de leitura: 2 minutos
A pressão arterial é determinada a partir da força que o sangue faz ao percorrer as paredes das artérias e da resistência que as artérias oferecem a esse trânsito. Uma pessoa é considerada com hipertensão, ou seja, pressão alta, quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 (14/90mmHg) na maior parte do tempo. E você sabia que muitos alimentos contribuem para a elevação dos níveis de pressão sanguínea?
Em pessoas saudáveis, as paredes dos vasos permitem que o sangue tenha espaço suficiente para circular. Já nos hipertensos, as paredes dos vasos se tornam grossas e rígidas. Com o estreitamento do diâmetro interno do vaso, fica cada vez mais difícil para o sangue circular livremente.
A pressão alta é uma doença crônica que faz com que o coração exerça um esforço muito maior do que o normal para que o sangue bombeado seja distribuído adequadamente para todo o corpo. É um problema de saúde perigoso e um dos principais fatores de risco para:
Em muitos casos de hipertensão não é possível identificar as causas. No entanto, pode ocorrer como resultado de distúrbios hormonais subjacentes, problemas renais, obesidade, sedentarismo, tabagismo e quantidade excessiva de álcool e sódio (sal) na dieta.
Dessa forma, fazer mudanças alimentares é imprescindível não apenas no tratamento da condição, mas também na prevenção. Neste contexto, uma das principais dúvidas relacionadas é: afinal, quais alimentos evitar para tratar ou prevenir a hipertensão?
Antes de qualquer coisa, é primordial destacar que mudanças na dieta, especialmente nos casos em que o objetivo é auxiliar no tratamento ou na prevenção de doenças, devem ser acompanhadas por profissionais de saúde qualificados e experientes no assunto.
No caso da pressão alta ou hipertensão, por exemplo, o paciente deve ser acompanhado por um médico cardiologista e por um nutricionista, que saberão exatamente quais alimentos devem ser evitados, consumidos com moderação ou mesmo incluídos na dieta.
De modo geral, o hipertenso deve evitar alimentos ricos em sal, carnes processadas, macarrão instantâneo, alimentos ultraprocessados, embutidos, em conserva ou enlatados, salgadinhos daqueles de saquinho, álcool, molhos e temperos prontos, entre outros.
O paciente com pressão alta (hipertensão) deve priorizar o consumo de alimentos ricos em fibras e minerais, como o cálcio e o potássio, e antioxidantes, nutrientes que melhoram a circulação do sangue e ajudam a baixar a pressão arterial.
Além disso, deve ser acompanhado periodicamente por um médico especialista. E na Rio Norte Saúde você tem acesso aos melhores cardiologistas em Madureira para fazer um tratamento adequado da doença e evitar consequências mais sérias. Agende sua consulta.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…