Exames

Infecção pulmonar causada por COVID-19 pode deixar sequelas respiratórias

Tempo de leitura: 3 minutos

Embora seja possível se recuperar do coronavírus com tratamento adequado, essa doença pode aumentar o risco de problemas de saúde a longo prazo. Dessa forma, é possível que afete negativamente a qualidade de vida das pessoas. As sequelas respiratórias pós-covid, por exemplo, podem durar meses, prejudicando o sistema respiratório até mesmo de pacientes assintomáticos que foram infectados pelo vírus.

Sequelas respiratórias pós-covid: o que são, como surgem e como se manifestam

As sequelas respiratórias pós-covid referem-se a danos temporários ou permanentes nas vias aéreas como resultado de uma infecção pelo coronavírus. Tanto pacientes que tiveram complicações e precisaram ficar internados quanto aqueles que foram assintomáticos podem apresentar essas sequelas. Inclusive, até mesmo após a recuperação, algumas pessoas continuam a apresentar alguns sintomas. 

Isso ocorre principalmente devido ao efeito da infecção pela COVID-19 e aos mecanismos inflamatórios gerados pelo nosso organismo. Além disso, adultos mais velhos e pessoas com problemas de saúde costumam apresentar alguns efeitos residuais.

Outras explicações possíveis para as sequelas respiratórias pós-covid são:

  • Infecções intra-hospitalares;
  • Problemas nutricionais e metabólicos;
  • Efeito de alguns medicamentos;
  • Condições do tratamento recebido em áreas de terapia intensiva;
  • Complicações do coronavírus, como trombose, infarto, entre outros.

Em geral, as mais comuns são tosse crônica, dor torácica, fibrose pulmonar, bronquiectasia e trombose pulmonar. Elas se manifestam com tosse persistente, falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio, dor no peito, nas costas ou nas articulações, tonturas, desmaios, fadiga, etc.

Quanto tempo leva até o paciente se recuperar?

Felizmente, a maioria das pessoas afetadas pela COVID-19 não terá sequelas respiratórias. Uma fração menor terá um desconforto temporário e leve, com um pouco de tosse, leve falta de ar, dor torácica de baixo grau e sem queda nos níveis de saturação. Isso geralmente se resolve espontaneamente com medicação. Caso os sintomas sejam maiores, é necessário ir a uma avaliação especializada.

No entanto, em casos do paciente apresentar sequelas respiratórias pós-covid, elas costumam ser temporárias e leves. Assim, tendem a se resolver em 2 a 6 semanas após o episódio agudo da doença, sem danos permanentes. 

As sequelas mais graves, como a fibrose pulmonar, ocorrem apenas em uma minoria dos casos e correspondem principalmente a doentes que desenvolveram a doença de forma muito grave. Em muitos casos, eles podem ser afetados para o resto da vida.

Trabalhando para superar as consequências

Dado o número de efeitos e sequelas respiratórios pós-covid, muitos casos requerem tratamentos e terapias para superá-las completamente.O tipo de terapia, sua frequência e duração são individuais. É necessário levar em consideração fatores como idade, condição física e a existência de outras doenças. Por isso, a recuperação deve ser feita por um médico, como o clínico geral em Madureira.

Agende suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!

As anormalidades pulmonares em pacientes que superaram a infecção pelo coronavírus podem continuar por meses após a alta. Por isso, dadas as implicações das sequelas respiratórias pós-covid, é importante que os pacientes mantenham um controle estrito de sua saúde. E, sim, esse um acompanhamento proativo deve ser realizado em todos os pacientes, até mesmo aqueles que tiveram a doença, mas não apresentaram sintomas.

Portanto, se você já teve COVID-19, ainda que tenha se recuperado, agende uma consulta com o clínico geral em Madureira e faça um check-up para avaliar a sua saúde! A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que segue cumprindo os protocolos de saúde recomendados. Essa é a melhor forma de evitar o contágio e consequentemente as consequências da doença.

Recent Posts

Refluxo Gastroesofágico Tem Cura?

O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…

14 de março de 2023

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrose?

Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…

14 de março de 2023

Quando Devo Procurar o Ginecologista?

É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…

14 de março de 2023

Pé Diabético: O Que é e Como Evitar?

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…

14 de março de 2023

O Que Causa a Trombose Venosa Profunda?

A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…

14 de março de 2023

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…

14 de março de 2023