Maiores mitos e verdades sobre amamentação

Tempo de leitura: 3 minutos

Perguntas sobre a amamentação são comuns durante a amamentação de um bebê, especialmente o primeiro bebê, e podem influenciar a decisão de doar o leite materno. No entanto, muitas das respostas populares a essas perguntas são mitos. 

Mitos e verdades da amamentação: conheça os principais

Existem diversas crenças populares acerca da amamentação, que nem sempre correspondem à verdade, pelo menos por aquilo que pode ser comprovado cientificamente. 

 

Por isso, separamos os mitos e verdades da amamentação, com algumas das dúvidas mais comuns sobre o tema. Confira e aproveite para tirar suas maiores duvidas acerca do assunto.

Estresse interfere na produção de leite materno

Verdade. O estresse e o nervosismo podem reduzir a quantidade de leite. Nessas ocasiões, a mãe modifica o sistema imunológico do sistema endócrino e, como resultado, a quantidade de leite pode diminuir. Recomenda-se que a mãe descanse o máximo possível. Em casos extremos, para obter uma boa noite de sono, pode permitir que outro cuidador dê leite materno em um copo.

 

O estímulo é tão importante que mesmo ordenhas manuais ou com bombas também ajudam na produção de mais leite!

Doar leite diminui a quantidade de produção e interfere na amamentação

Mito. Ao contrário, quanto mais a mãe estimula o seio a produzir leite, mais ela terá e o bebê não sentirá falta do leite, pois não tem como faltar. O leite é produzido enquanto o bebê mama, mas se demorar muito para procurar o peito, ela sentirá o seio mais cheio. O leite não é produzido a mais quando não há estimulação, quando o bebê não está mamando, então se a mãe doar, mais leite produzirá.

Leite materno pode ser congelado?

Verdade. O leite materno pode ser congelado por até 15 dias sem perder suas propriedades e valor nutricional. A mãe pode ordenhar o leite em casa – cuidando da qualidade – a gente deixa na geladeira e dá para a criança enquanto ela está fora. Caso o leite não seja consumido, você pode doar para o BLH. Além disso, o mesmo processo pode ser feito no Banco de Leite Humano, onde o leite será coletado congelado, processado e entregue às crianças.

As fórmulas são ótimas e substituem o leite materno

Mito. Leite materno é singular. O colostro que sai na primeira mamada pode considerado a primeira vacina do bebê. A fórmula atual tem suas qualidades, mas é feita com leite de vaca, que não traz os benefícios do leite materno, como o aumento da imunidade.

Conte com a Rio Norte Saúde

Sua saúde é prioridade para nós. Agora que você já sabe alguns dos mitos e verdades da amamentação, é o momento ideal para agendar uma consulta com um pediatra em Madureira. A Rio Norte Saúde é uma clínica do Rio de Janeiro, que possui um corpo clínico especializado e mais de 15 especialidades.

 

Para a sua comodidade, oferecemos exames e consultas em único local, com preços justos e perto de você, em Madureira. Que tal agendar uma consulta em nosso site?