Tempo de leitura: 3 minutos
Você já sabe que a medicina é dividida em diferentes especialidades que têm como objetivo tratar doenças ou alterações que acometem áreas do corpo, sistemas e grupos de órgãos específicos. Neste contexto, o proctologista é o especialista no diagnóstico e tratamento das patologias que acometem o intestino, o reto e ânus de homens e mulheres. E quando é recomendado consultar essa especialidade? Existe um momento certo para uma avaliação?
O médico proctologista é especializado no tratamento de doenças e alterações no intestino, no reto e no ânus. Dessa forma, trata doenças como prolapso retal, retocolite ulcerativa, pólipos intestinais, incontinência anal, hemorroidas, doença diverticular, entre outras.
O prolapso retal consiste na exteriorização do reto através do orifício anal de forma completa ou parcial. Pode ser resultado de força excessiva ao evacuar, prisão de ventre ou exercícios físicos que forçam os músculos abdominais de forma incorreta, por exemplo.
Doença que acomete o intestino grosso e consiste em uma inflamação da camada superficial do intestino. Sem causa específica, o tratamento consiste no controle da inflamação e dos sintomas através de medicamentos.
Os pólipos são causados por crescimento anormal da mucosa do intestino grosso. O pólipo é, inicialmente, pequeno e benigno. Mas, com o passar do tempo pode crescer e se transformar em adenocarcinoma (maligno), logo merece acompanhamento especializado.
A incontinência anal é uma condição na qual o paciente não consegue controlar a eliminação de gases e fezes de consistência líquida, pastosa ou sólida. É mais comum em mulheres em decorrência de lesão do nervo pudendo ou do esfíncter anal como consequência de trauma obstétrico.
A hemorroida é causada pela dilatação das veias localizadas na região anal. Essa dilatação das veias causa bastante incômodo, desconforto e dores. O tratamento indicado pelo proctologista vai depender do grau da inflamação e pode ser cirúrgico ou clínico.
A doença diverticular é uma condição clínica que consiste na formação de divertículos (pequenas bolsas na parede do cólon) no intestino grosso, enquanto a diverticulite é a inflamação dos divertículos, sendo uma complicação da doença diverticular.
Essas são apenas algumas das doenças e condições tratadas pelo médico proctologista. Mas quais são os sinais de alerta que podem demandar uma consulta com o especialista?
O proctologista geralmente é uma especialidade que os pacientes buscam por indicação de médicos de outras áreas. E isso geralmente acontece por falta de conhecimento. Por exemplo, você sabe quais sintomas merecem a avaliação de um proctologista?
Além disso, existe um exame chamado colonoscopia, indicado e realizado pelo médico proctologista, que é fundamental no diagnóstico de doenças no intestino grosso e reto, tais como infecções, tumores e pólipos, por exemplo. Mas quando o exame é indicado?
O exame também é indicado como rastreamento do câncer de colorretal. Para pessoas sem histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é realizá-lo a partir dos 50 anos. Nos casos de histórico familiar, o médico deve avaliar caso a caso.
Na equipe da Rio Norte Saúde você tem acesso aos melhores especialistas em proctologia para realizar prevenção, diagnóstico e tratamento de diferentes doenças. Agende agora uma avaliação completa e cuide da sua saúde.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…