Tempo de leitura: 3 minutos
O médico urologista é o profissional especializado no trato urinário de homens e de mulheres e no sistema reprodutor de pessoas do sexo masculino. Embora seja conhecido como “médico do homem”, também realiza atendimento de pacientes do sexo feminino. E durante o Novembro Azul, muito se fala sobre quando e por que consultar o urologista.
A urologia é uma especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento das doenças do trato urinário (masculino e feminino), no tratamento e diagnóstico de doenças relativas às glândulas adrenais ou supra renais e problemas no sistema reprodutor masculino.
Sendo assim, existem diferentes sintomas e situações que justificam o agendamento de uma consulta com urologista. Em geral, as mulheres consultam o urologista em casos de incontinência urinária. Por outro lado, outros sintomas justificam a avaliação do especialista.
Além disso, homens a partir dos 40 anos de idade devem consultar o urologista anualmente para fazer um check-up de rotina que inclui o exame de toque retal e o exame de dosagem de PSA, importantes para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O médico urologista está apto a realizar o tratamento clínico e cirúrgico de inúmeras doenças e alterações que afetam o trato urinário e o sistema reprodutor masculino.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos e a maioria dos tumores crescem de forma lenta, sem apresentar sintomas. Ou seja, fazer check-up periódico é essencial.
As pedras nos rins são pequenos cristais resultantes da formação de uma massa sólida nos rins. Quando se movimentam, esses pequenos cristais provocam dor intensa. O tratamento consiste em forçar a pedra a ser expelida e procedimentos para quebrá-las ou removê-las.
A disfunção erétil ocorre quando o homem não consegue ter ou manter uma ereção firme o suficiente para possibilitar a relação sexual e pode ter uma causa física e/ou psicológica. O médico urologista atua no diagnóstico e no tratamento da condição.
A ejaculação precoce consiste na ocorrência do orgasmo e da excreção de sêmen pouco antes ou logo após à penetração sexual de forma involuntária. É uma condição comum na adolescência, mas que também afeta homens adultos e pode ser tratada pelo urologista.
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra. É mais frequente em pessoas do sexo feminino, mas também afeta a saúde dos homens. Em ambos os casos, é necessário consultar um médico urologista para realizar o diagnóstico e tratamento.
A consulta com urologista não precisa ser realizada apenas na presença de sintomas. Faça uma avaliação com o profissional para checar a sua saúde mais de perto.
A equipe de urologia da Rio Norte Saúde atende homens e mulheres realizando o diagnóstico e tratamento de diferentes doenças. Agende agora uma consulta e faça seus exames no mesmo local.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…