Angiologia

O Que Causa a Trombose Venosa Profunda?

Tempo de leitura: 2 minutos

A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo, é imprescindível ter conhecimento sobre o que é e o que causa a trombose venosa profunda. Da mesma forma, reconhecer os sintomas da doença também é importante para garantir que seja possível buscar ajuda especializada e evitar consequências mais graves, incluindo a morte do paciente.

Trombose venosa profunda: o que é e quais os sintomas?

Para princípio de conversa, vamos iniciar falando sobre o que são as veias profundas. Na prática, são veias localizadas nos músculos, próximas dos ossos, e a uma maior profundidade da pele, que atuam na propulsão de sangue para o coração.

Neste cenário, qualquer alteração nesse tipo de veia naturalmente impacta o funcionamento do coração. É o caso da trombose venosa profunda, condição na qual ocorre a formação de coágulos de sangue (trombos) no interior de uma veia profunda, provocando:

  • Dor;
  • Calor;
  • Edema;
  • Vermelhidão;
  • Rigidez na musculatura.

Além disso, vale ressaltar que a trombose venosa profunda pode não apresentar sintomas em alguns casos. Em geral, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas também pode afetar as coxas e, mais raramente, os membros superiores.

Quais as principais causas da trombose venosa profunda?

A TVP é uma condição potencialmente grave. Isso porque, entre as complicações imediatas, a embolia pulmonar é a mais comum e acontece quando um fragmento do coágulo formado na perna se desprende, atinge os pulmões e causa entupimento do vaso sanguíneo pulmonar.

E a embolia pulmonar, a depender da extensão, pode ser fatal. Por essa razão, quando falamos em trombose venosa profunda, também é importante entender quais são as principais causas para o desenvolvimento da condição. Em geral, as causas incluem imobilidade prolongada por:

  • Fraturas;
  • Obesidade;
  • Idade avançada;
  • Viagens longas;
  • Repouso após cirurgias.

Além disso, predisposição genética (pacientes que possuem alguma doença do grupo de doenças chamadas de trombofilias), gravidez e mulheres nos primeiros dois meses após o parto, pacientes com câncer, tabagistas, pacientes submetidos a hormonioterapia e pacientes com varizes têm mais chances de desenvolver um quadro de trombose venosa profunda.

O diagnóstico da condição é realizado com base no exame clínico e confirmado a partir dos resultados de uma ultrassonografia com doppler colorido, que também é fundamental para definir a extensão da trombose e os segmentos acometidos.

Já o tratamento da trombose venosa profunda tem como objetivo facilitar a reabsorção do coágulo pelo organismo. Para que isso seja possível, são utilizados medicamentos anticoagulantes. Em casos mais graves, e raros, o paciente pode ser submetido a cirurgia.

Faça acompanhamento com angiologista na Rio Norte Saúde

O angiologista é o médico responsável pelo tratamento das doenças e condições que acometem vasos sanguíneos e vasos linfáticos. Se você está no grupo de risco ou já passou por um quadro de trombose, faça acompanhamento na Rio Norte Saúde.

Recent Posts

Refluxo Gastroesofágico Tem Cura?

O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…

14 de março de 2023

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrose?

Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…

14 de março de 2023

Quando Devo Procurar o Ginecologista?

É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…

14 de março de 2023

Pé Diabético: O Que é e Como Evitar?

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…

14 de março de 2023

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…

14 de março de 2023

Dermatologia Além da Estética: Qual o Papel Dessa Especialidade?

Quando pensamos em dermatologista, logo vem à mente os cuidados com a pele e a aparência, não é mesmo? Mas,…

14 de março de 2023