Tempo de leitura: 2 minutos
A osteoporose deixa os ossos fracos e porosos. E uma das principais dúvidas sobre o tema é: afinal, osteoporose tem cura? Isso porque os pacientes acometidos pela doença ficam mais suscetíveis a quedas e fraturas, principalmente durante a velhice. Em alusão ao Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, comemorado em outubro, entenda melhor o assunto.
Indice
Osteoporose: o que é e quais os sintomas?
Antes de responder se osteoporose tem cura, vamos entender melhor o que é a doença. Basicamente, osteoporose é uma doença degenerativa na qual o esqueleto diminui sua capacidade natural de regeneração e produção de novos ossos.
Ou seja, na osteoporose, os ossos ficam mais fracos e porosos, o que favorece as chances de fraturas. É uma condição relacionada, principalmente, à idade, mas existem outras causas e fatores de risco associados que merecem atenção redobrada:
- Diabetes;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Artrite reumatoide;
- Disfunções na tireoide;
- Predisposição genética;
- Doenças inflamatórias do intestino;
- Dieta pobre em cálcio e vitamina D;
- Uso de determinados medicamentos;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
E os riscos e sintomas da osteoporose incluem dores crônicas, perda da independência, deformidade, maiores chances de lesões e fraturas ósseas e aumento da mortalidade. Por esse motivo, o tratamento é imprescindível e deve ser orientado por um médico especialista.
Tratamento para osteoporose: quais as opções?
A osteoporose NÃO tem cura. Mas, tem tratamento que pode evitar sua evolução e melhorar a qualidade de vida do paciente através do fortalecimento dos ossos e evitando a ocorrência de fraturas. E quais são as opções de tratamento da doença?
Para o diagnóstico, a densitometria óssea é o principal exame indicado por ortopedistas, reumatologistas, endocrinologistas e geriatras. Já o tratamento é multidisciplinar e envolve, basicamente, mudanças nos hábitos e estilo de vida, incluindo:
- Ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D;
- Prática regular e supervisionada de exercícios;
- Medicamentos para fortalecer e regenerar os ossos.
E assim como existe tratamento, em muitos casos é possível prevenir o desenvolvimento da doença: mantenha uma alimentação saudável rica em cálcio e vitamina D, pegue sol frequentemente pela manhã, pratique atividades físicas, evite o álcool e o cigarro.
Faça seu check-up completo na Rio Norte Saúde
A osteoporose é uma doença silenciosa. Em geral, só é identificada quando ocorrem fraturas ou dores decorrentes de ossos fracos e porosos, o que é mais comum nos estágios avançados da doença. Dessa forma, fazer um check-up periódico é a melhor forma de identificá-la precocemente. Na Rio Norte Saúde você tem acesso aos melhores especialistas e uma infraestrutura completa para exames. Agende agora uma consulta.