Tempo de leitura: 3 minutos
O sintoma mais conhecido do câncer de mama é, sem sombra de dúvidas, a presença de um nódulo (caroço) endurecido e irregular na região das mamas e/ou axilas. Mas, você sabia que existem outros sintomas menos conhecidos da doença? E identificá-los é fundamental para saber quando procurar ajuda especializada e ter um diagnóstico precoce.
O câncer de mama é a multiplicação desordenada de células anormais da mama. Esse crescimento desordenado forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos: alguns se desenvolvem rapidamente, enquanto outros crescem lentamente.
E o Outubro Rosa visa alertar para a prevenção e o diagnóstico da doença, que figura entre os principais cânceres entre mulheres, mas que também pode afetar os homens, embora seja mais raro. A presença de caroço na mama e/ou axila é o sintoma clássico.
Apesar disso, existem outros sintomas que merecem atenção e saber quais são eles é importante para saber quando acender o sinal de alerta e procurar ajuda especializada. Pensando nisso, destacamos 5 sintomas menos conhecidos do câncer de mama, veja.
O mamilo invertido acontece quando o mamilo fica voltado para dentro da mama e não para fora. A condição pode ser causada por mastite, abscesso sob a aréola e também pelo câncer de mama. Observe seu corpo e, na dúvida, consulte um médico.
O mamilo é um órgão secretor, ou seja, a secreção é até natural, mas passa despercebida. Em mulheres grávidas e durante a amamentação, a secreção geralmente é normal. Mas no câncer de mama pode ser rosada ou avermelhada, devido a presença de sangue.
Durante a ovulação e a menstruação, na gestação e amamentação, dores nas mamas e/ou bicos dos seios (mamilos) acontecem com frequência e geralmente não significam um problema mais grave. No entanto, podem indicar inflamações, abscessos e câncer.
O câncer de mama pode causar inchaço na mama atingida pela doença. Em muitos casos, o edema pode atingir até mesmo o braço e a axila. Para um diagnóstico preciso, é necessário consultar um ginecologista ou mastologista que irá avaliar a situação.
O tumor pode exercer uma tração nos tecidos internos da mama. Ou seja, a pele fica mais “enrugada” e com aparência diferente do normal. Mudanças de peso e flacidez na região da mama também podem deixar a pele com aspecto enrugado.
NENHUM sintoma deve ser avaliado isoladamente. Apenas o médico, através de avaliação clínica e exames como mamografia e biópsia, pode diagnosticar o câncer de mama.
Na Rio Norte Saúde você encontra profissionais experientes e uma infraestrutura completa para fazer seus exames e consultas preventivas e também obter um diagnóstico de confiança. Para mais informações sobre câncer de mama, agende uma consulta.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…