Tempo de leitura: 5 minutos
Como muitas pessoas fisicamente ativas levam um estilo de vida saudável, é comum supor que os atletas não correm risco de serem acometidos por doenças cardíacas. No entanto, embora eles sejam geralmente considerados saudáveis, não é possível dizer que não existem problemas cardíacos em atletas.
Afinal, assim como qualquer outra pessoa, eles não estão completamente “seguros” de desenvolver doenças cardíacas, podendo sim ser afetados por problemas de saúde relacionados ao coração em qualquer momento de suas vidas.
Justamente por esse motivo, consultas regulares com um cardiologista em Madureira devem fazer parte dos cuidados com a saúde de pessoas que praticam atividade física mais intensa.
Indice
Problemas cardíacos em atletas: por que isso ocorre?
A prática de exercícios físicos, particularmente de alta intensidade, pode aumentar transitoriamente os riscos de infarto do miocárdio e morte súbita. Deve-se levar em consideração, ainda, que pessoas comuns e atletas que desejam realizar exercícios de altíssima intensidade e longa duração, sem o devido tempo para recuperação, podem estar sob um risco maior de complicações cardiovasculares.
Portanto, é extremamente importante ter o acompanhamento de um cardiologista em Madureira, a fim de avaliar a saúde do coração. Isso é verdade sobretudo quando o paciente apresentar algum sintoma, tais como desmaio, falta de ar excessiva, dor no peito ou declínio inexplicável no treino.
Mas, mesmo quando não há nenhum sinal, é fundamental consultar um médico, principalmente para diferenciar entre o coração do atleta e alguma doença.
O que é coração de atleta?
Quando você treina os seus músculos repetidamente ao longo do tempo, eles tendem a ficar mais fortes, maiores e mais bem preparados para lidar com o estresse colocado sobre eles. Algo semelhante acontece com o coração, que também é um músculo.
O exercício aeróbico intenso e regular, como corrida ou ciclismo, e o levantamento de peso de maior intensidade torna o coração mais eficiente no bombeamento de sangue para o corpo. Inclusive, no caso de atletas que fazem muito treinamento e exercício cardiovascular de alta intensidade, o coração às vezes fica um pouco maior.
É a partir daí que vem o termo “coração de atleta”, que se refere às alterações normais do coração de pessoas que realizam regularmente atividade física. Essas alterações consistem no aumento natural e sutil que pode acontecer quando o coração se adapta ao treinamento atlético intenso.
Isso permite que o coração bombeie uma quantidade de sangue substancialmente maior a cada batimento. É válido ressaltar, no entanto, que o coração de atleta, por si só, não é uma doença ou condição médica e não causa danos.
Mas, além da cardiomegalia, que é o crescimento cardíaco no tamanho e no peso, isso também pode causar:
- Bradicardia: quando o coração diminui os batimentos cardíacos, passando a bater com um ritmo menor que 60 batimentos por minuto em repouso;
- Sopros cardíacos de caráter benigno ou funcional: ruído produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração. Pode ser tanto inofensivo como indicativo de doenças mais graves.
Conheça os principais problemas cardíacos em atletas
Existem vários problemas de saúde relacionados ao coração que podem afetar um atleta ou uma pessoa ativa. Embora uma dieta saudável e a própria atividade física possam contribuir para reduzir os riscos de doença cardíaca, a idade, o histórico familiar e outros fatores ainda devem ser acompanhados de perto por um cardiologista em Madureira.
Isso porque algumas condições podem ser congênitas, hereditárias ou ter alguma outra causa, independentemente do paciente ser fisicamente ativo ou não. Vale ressaltar, inclusive, que em alguns casos a atividade física ainda pode ser um gatilho para algumas doenças cardiovasculares, sobretudo se a pessoa desconhece seu estado de saúde.
Justamente por esse motivo, é importante que atletas tenham um acompanhamento médico regular, a fim de realizar exames periodicamente para avaliar a saúde do seu coração. Dito isso, alguns dos problemas cardíacos em atletas mais comuns incluem:
- Doenças cardíacas congênitas: envolvem anormalidades e alterações na estrutura do coração que estão presentes antes mesmo do nascimento e podem afetar o funcionamento normal do coração.
- Problemas cardíacos hereditários: algumas condições cardíacas podem ser hereditárias, incluindo arritmia e doença arterial coronariana, que pode levar a um ataque cardíaco, derrame ou insuficiência cardíaca.
- Arritmia: refere-se a um batimento cardíaco anormal, seja ele muito rápido, muito lento ou irregular. Isso pode potencialmente levar a outros problemas cardíacos e afetar pessoas de todas as idades, incluindo recém-nascidos. Além de jovens, adultos e idosos, mesmo que pratiquem atividade física e sejam ativos.
- Hipertensão: é considerada a doença cardiovascular mais comum entre atletas e pessoas fisicamente ativas. A hipertensão geralmente começa no início da idade adulta e se torna mais prevalente com a idade.
Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!
Para as pessoas fisicamente ativas, as consultas com um cardiologista em Madureira, bem como a realização de exames regulares são essenciais para manter o coração saudável e diagnosticar quaisquer problemas cardíacos em atletas o mais rápido possível. Por isso, agende uma consulta agora mesmo na Rio Norte Saúde e faça o seu check-up anual!
Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.
Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.
Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.
Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra