Tempo de leitura: 3 minutos
Engravidar sem ovular é uma preocupação muito comum hoje em dia. Porém, se você quer evitar uma gravidez ou tem o desejo de engravidar, certamente já ouviu em mais de uma ocasião que um dos aspectos mais importantes, em ambos os casos, é conhecer o seu ciclo menstrual. Porque, graças a ele, é possível identificar quais são os dias férteis. Mas e o resto do ciclo? Você pode engravidar fora do período fértil? Continue lendo para descobrir!
Essa é uma dúvida que muitas mulheres ainda têm hoje. Afinal, se você está planejando ter um filho ou, pelo contrário, ainda não está pronta, é muito útil saber se você pode engravidar sem ovular. Obviamente, em qualquer caso, você deve sempre consultar o seu ginecologista em Madureira.
Mas, para começar, existem alguns dias, durante o ciclo menstrual, de fertilidade máxima, em que há maior possibilidade de concepção. Esse período é mais fácil de identificar para quem tem ciclos menstruais regulares, pois a ovulação ocorre cerca de duas semanas antes da próxima menstruação. Assim, mulheres com períodos de 28 dias, a ovulação geralmente ocorre, aproximadamente, no 14º dia do ciclo.
Então isso significa que não é possível engravidar fora do período fértil? Não exatamente. A gravidez só pode ocorrer quando a mulher está prestes a ovular ou já ovulou, porém existem algumas exceções.
Em um determinado mês, por exemplo, por motivos diversos, você pode ter uma ovulação precoce ou tardia. Dessa forma, embora inusitada, a gravidez poderia ser conseguida em dias não férteis, fora dos supostos dias férteis marcados pelo calendário.
Além disso, ainda que seja praticamente impossível engravidar fora do período fértil, existe sim um risco mínimo disso acontecer se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.
Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar.
No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer. Isso porque, nas condições ideais, o espermatozoide pode sobreviver dentro da mulher por até cinco dias. Graças a isso, é possível engravidar. Obviamente, porém, existem vários fatores que precisam acontecer para que a gestação se inicie. Por esse motivo, é considerado que existe um risco baixo.
Além disso, muitas mulheres não ovulam sempre no mesmo dia e, por isso, os dias férteis podem variar entre os ciclos. Ou seja, quem não quer engravidar deve evitar ter relações sexuais desprotegidas durante todo o ciclo menstrual. Apesar de serem poucas as possibilidades, pode ocorrer uma ovulação fora de fase.
Por outro lado, se a intenção for o contrário e você deseja ser mãe, o ideal é que mantenha relações durante todo o ciclo menstrual.
Engravidar fora do período fértil é uma preocupação para muitas mulheres. Por isso, se você tiver dúvidas sobre o processo ou quiser entender mais sobre o seu ciclo, agende a sua consulta com um ginecologista em Madureira!
Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.
Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.
Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.
Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…