Tempo de leitura: 2 minutos
HIV e Aids são palavras frequentemente utilizadas como sinônimos, mas que na realidade dizem respeito a coisas diferentes, embora relacionadas. Sendo assim, é fundamental que a diferença entre HIV e Aids seja esclarecida. Basicamente, podemos dizer que HIV é um vírus e Aids a doença causada por esse vírus. Na prática, uma pessoa pode ser portadora do vírus HIV sem que, necessariamente, venha a desenvolver a Aids.
Vírus da Imunodeficiência Adquirida é o significado da sigla HIV. O HIV é um vírus marcado por atacar o sistema imunológico e deixar o organismo do indivíduo sem defesa contra outras infecções. Sendo assim, é um vírus que provoca um quadro de imunodeficiência humana e é transmitido de várias formas.
O HIV infecta a pessoa e se liga a um componente da membrana que reveste o linfócito T-CD4+, responsável por organizar e comandar a resposta do sistema imunológico. O vírus altera o DNA do linfócito para criar cópias de si mesmo.
Depois de se multiplicar, o vírus rompe e destrói o linfócito, se liga a outros e continua sua multiplicação. O avanço da infecção pelo HIV enfraquece o sistema imunológico que, em determinado momento, não consegue mais combater outros agentes infecciosos.
Com o sistema imunológico praticamente destruído, o indivíduo HIV positivo, ou seja, que possui o vírus HIV no organismo, fica suscetível às chamadas doenças oportunistas, como é o caso da Aids, doença causada pelo HIV.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) é como a Aids também é conhecida. Mesmo sem desenvolver a doença, quem tem o vírus HIV pode transmiti-lo para outras pessoas. HIV e Aids são cercados de medos e tabus.
Mas, hoje em dia, a medicina avançou bastante no tratamento de ambos e os pacientes podem viver bem e sem desenvolver a doença por anos, o que não justifica falhas na prevenção, que inclui principalmente o uso de preservativos em todos os tipos de relação sexual.
Na Rio Norte Saúde, em Madureira, você tem a oportunidade de fazer um check -up completo para detectar precocemente diversas doenças e situações que demandam atenção, incluindo diagnóstico de HIV e/ou Aids e fazer o seu tratamento médico. Agende agora uma consulta.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…