Tempo de leitura: 2 minutos
O ginecologista é um profissional da área da saúde que é responsável pela saúde da mulher como um todo, mas focando especialmente no aparelho reprodutor feminino. E você sabe qual a idade certa para ir ao ginecologista pela primeira vez? Afinal, embora o mais comum seja consultar o especialista pouco antes ou após iniciar a vida sexual, você sabia que é recomendado fazer uma visita ao médico ainda durante a infância?
Hoje em dia, as meninas entram na puberdade e tem sua primeira menstruação cada vez mais cedo. Apesar disso, muitos pais acabam adiando a ida ao ginecologista com medo de que isso possa influenciar de alguma forma o início da vida sexual das meninas.
Sendo assim, a idade certa para ir ao ginecologista pela primeira vez gera dúvidas. Ainda durante a primeira infância? Antes da primeira menstruação? Após a primeira menstruação? Apenas durante a adolescência? No momento de ter a primeira relação?
Embora não seja possível prever a chegada da primeira menstruação, o ideal é consultar o ginecologista pela primeira vez logo nos primeiros sinais da puberdade, por volta dos 8 ou 9 anos. Mas, o mais importante é consultar o médico, independente da idade.
Mesmo as mulheres adultas acabam desviando da ida ao consultório ginecológico. E o motivo é o mesmo: a vergonha e o desconforto causados pelo exame físico, que mesmo assim é extremamente importante e necessário. E como funciona a primeira consulta?
Em geral, na primeira consulta de uma criança no ginecologista o exame físico não é necessário. O objetivo é conversar com a menina, a mãe ou responsável e orientar sobre a forma correta de lavar a região íntima, a importância de conhecer o próprio corpo e as mudanças a partir de agora (crescimento corporal, dos pelos e dos seios) e sobre o funcionamento do ciclo menstrual.
No caso da consulta das adolescentes e mulheres adultas, a abordagem já tem um novo foco, como o ciclo reprodutor e os cuidados com a vida sexual. O exame físico é indicado, mas acontece de forma diferente nos casos em que a mulher ainda não iniciou a vida sexual, por exemplo. O médico ainda pode indicar outros tipos de exames.
É fundamental deixar claro que, ainda hoje, existem mulheres adultas, sexualmente ativas ou não, que nunca foram ao ginecologista. Nesses casos, a idade não importa: os cuidados prestados pelo ginecologista podem ser iniciados em qualquer fase da vida.
A equipe de ginecologistas da Rio Norte Saúde possui especialistas preparados para atender pacientes em todas as fases da vida, inclusive quem está indo pela primeira vez ao médico dessa especialidade. Agende agora uma consulta.
Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.
Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.
Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.
Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…