Tempo de leitura: 3 minutos
Uma reclamação constante das mulheres que acabam de se tornar mães é a queda de cabelo nos estágios iniciais da amamentação, logo após o parto. Esse problema é comum e tem até um nome técnico: eflúvio telógeno. É uma inflamação aguda do folículo piloso comum durante este período da vida.
Quando engravida, a mulher tem uma verdadeira alteração hormonal, o que impede a troca capilar natural que é, em média, de 50 a 100 fios por dia. Como essa perda diária não acontece, todos estes fios cairão após o parto. Essa situação pode se estender entre quatro e seis meses depois do parto. Entenda mais em nosso post.
Para que tudo volte ao normal, leva algum tempo, ainda mais para estabilizar os hormônios e o aspecto emocional, que geralmente varia de 3 a 6 meses. No entanto, esse período pode ser mais longo e piorar em algumas mães se também apresentarem problemas nutricionais, anemia, exaustão física e nervosa, depressão, ansiedade e doenças autoimunes e tireoidianas. Nessas situações, é necessário indicar a observação médica, enfatizando que cada caso é único e requer exame e avaliação por especialista.
Infelizmente, não existe uma receita para acabar com a queda de cabelo pós-parto, mas algumas estratégias podem ser feitas para pelo menos diminuir a quantidade e intensidade da queda de cabelo. Uma das primeiras dicas importantes não só para a aparência dos seus cabelos, mas também para a saúde geral que também vai te ajudar na amamentação, é a alimentação adequada.
Manter uma dieta equilibrada e nutritiva, rica em vitaminas e minerais, ajuda a manter a aparência do seu cabelo, tornando-o mais forte e firme. Outra boa dica é evitar lavar os cabelos todos os dias, principalmente com água muito quente, que aumenta ainda mais a queda. Você também pode usar shampoos e cremes adequados para o cabelo, mas leia as recomendações primeiro se estiver amamentando ainda.
A perda de cabelo normal no período pós-parto é uniforme e difusa. Em outras palavras: não existem falhas locais e bem definidas no couro cabeludo, chamadas de areatas. Se notar isso, consulte o seu médico, pois a causa pode certamente ser um distúrbio de outra ordem. Também é muito importante lembrar que a amamentação não agrava a queda de cabelo pós-gravidez. Essa transição dos folículos capilares da “fase de repouso” faz parte do processo, e para as mulheres que nunca tiveram um problema capilar antes de engravidar, não se preocupe, isso vai passar.
Com estrutura completa, possibilidade de consultas e exames no mesmo lugar, e uma equipe completa a seu dispor, a Rio Norte Saúde é uma clínica que presta um atendimento humanizado para você e sua família. Está com suspeita de algum problema nos cabelos? Agende hoje mesmo sua consulta com um de nossos especialistas em Madureira.
Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.
Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.
Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.
Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…