Cardiologista

Saiba como funciona o tratamento de hipertensão e diabetes

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, as doenças cardiovasculares são, sem dúvida, uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Entre os fatores de risco para sofrer esse tipo de patologia estão a hipertensão e o diabetes. Essas duas doenças crônicas têm incidência e prevalência crescentes na população em geral. Atualmente, ambas aparecem em uma idade mais jovem do que ocorria décadas atrás e afetam ambos os sexos. Por isso, é natural que surjam diversas dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de hipertensão e diabetes.

Tratamento de hipertensão e diabetes: a ligação entre essas duas doenças crônicas

Antes de aprofundar no tema sobre o tratamento de hipertensão e diabetes, é importante ressaltar a ligação entre essas duas doenças. Bom, a hipertensão, ou pressão alta, costuma ocorrer junto com o diabetes mellitus, incluindo o tipo 1, o tipo 2 e o diabetes gestacional. 

Ambas as condições podem ter algumas causas subjacentes em comum e compartilhar alguns fatores de risco.Além disso, elas também contribuem para o agravamento dos sintomas uma da outra.

Isso ocorre porque uma pessoa com diabetes não tem insulina suficiente para processar a glicose ou ela não funciona com eficácia. Como resultado, a glicose não consegue entrar nas células para fornecer energia e, em vez disso, se acumula na corrente sanguínea.

Como o sangue com altos níveis de glicose viaja pelo corpo, pode causar danos generalizados, incluindo nos vasos sanguíneos e rins. Esses órgãos desempenham um papel fundamental na manutenção da pressão arterial saudável. Se eles sofrerem danos, portanto, a pressão arterial pode aumentar, aumentando o risco de mais danos e complicações.

Por outro lado, também pode-se dizer que pacientes com pressão alta têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. O impacto combinado do diabetes e da pressão alta pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, renais e outros problemas de saúde.

E, então, como funciona a prevenção e o tratamento de hipertensão e diabetes?

As etapas para prevenção e o tratamento de hipertensão e diabetes não são muito diferentes. Por exemplo, alguns fatores de estilo de vida são cruciais para controlar a glicose e a pressão sanguínea:

  • Manter um peso saudável: para as pessoas com excesso de peso, perder até mesmo um pouco pode ajudar a reduzir o risco de hipertensão e diabetes, melhorando suas leituras de pressão arterial e impedindo que o pré-diabetes se transforme em diabetes;
  • Praticar exercício físico: a atividade regular pode reduzir a pressão arterial e ajudar a controlar o açúcar no sangue, além de oferecer muitos outros benefícios à saúde;
  • Ter uma dieta saudável: pessoas com diabetes e hipertensão devem conversar com seu médico sobre um plano alimentar. Isso geralmente inclui comer muitas frutas e vegetais frescos, consumir alimentos ricos em fibras, incluindo grãos inteiros, bem como limitar a quantidade de sal e açúcar adicionados, e evitar ou limitar as gorduras prejudiciais à saúde;
  • Limitar o consumo de álcool: o alto consumo de álcool pode aumentar o risco de ganho de peso, picos de glicose no sangue e aumento da pressão arterial;
  • Não fumar: há evidências que fumar pode aumentar o risco de hipertensão e diabetes.

Mas, além das mudanças de estilo de vida, um médico pode prescrever medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes da seguinte forma:

  • Diabetes tipo 1: a pessoa precisará de insulina e, possivelmente, da pressão arterial e de outros medicamentos, dependendo de quaisquer complicações que tenha;
  • Diabetes tipo 2: algumas pessoas precisarão usar insulina, ou o médico pode prescrever medicamentos não insulínicos para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, bem como medicamentos para hipertensão ou outras complicações.

Agende suas consultas na Rio Norte Saúde!

A hipertensão e o diabetes costumam ocorrer juntos e parecem compartilhar alguns fatores e causas de risco. Ajustes no estilo de vida podem ajudar a controlar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, mas a maioria das pessoas precisará seguir um plano de tratamento para o resto da vida. 

Por isso, é fundamental procurar um endocrinologista e um cardiologista em Madureira, a fim de definir o tratamento de hipertensão e diabetes mais adequado para o seu caso. Portanto, agende uma consulta agora mesmo na Rio Norte Saúde! Somos uma clínica médica que atende mais de 15 especialidades e realiza diversos exames no mesmo local, além de seguir todas as medidas de segurança no combate ao coronavírus.

Recent Posts

Refluxo Gastroesofágico Tem Cura?

O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…

14 de março de 2023

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrose?

Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…

14 de março de 2023

Quando Devo Procurar o Ginecologista?

É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…

14 de março de 2023

Pé Diabético: O Que é e Como Evitar?

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…

14 de março de 2023

O Que Causa a Trombose Venosa Profunda?

A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…

14 de março de 2023

Exame de Toque Retal: Qual o Momento Certo de Fazer?

A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…

14 de março de 2023