Tempo de leitura: 3 minutos
Dor de cabeça, nariz escorrendo (coriza), espirros constantes, obstrução nasal, redução do olfato. Se você se identifica com esse conjunto de sintomas e ficou na dúvida sobre as possíveis causas, saiba que sinusite ou rinite são dois diagnósticos muito comuns nesses casos. Mas, qual a diferença entre eles e como é feito o diagnóstico diferencial?
A rinite e a sinusite são duas inflamações (o “ite” no final de palavras como rinite, sinusite, otite, amigdalite, estomatite, entre outras, significa que se tratam de inflamações). Além disso, as duas doenças têm em comum muitos dos sintomas que acometem os pacientes:
Em ambos os casos, é fundamental ter acompanhamento médico. Mas as semelhanças entre sinusite e rinite param por aí. Isso porque, embora sejam inflamações com sintomas bastante parecidos, acometem partes diferentes do corpo e podem ter gravidades distintas.
Neste sentido, consultar um especialista para ter um diagnóstico preciso é o primeiro passo para iniciar um tratamento adequado que possa reduzir os sintomas e os desconfortos que tanto a rinite quanto a sinusite causam na qualidade de vida dos pacientes.
A sinusite é uma inflamação que acomete os seios da face (sinos), localizados nas bochechas, entre os olhos e acima deles. Em geral, a sinusite é decorrente de uma infecção respiratória ou de um quadro alérgico que bloqueia a drenagem de secreções na região.
É possível classificar a sinusite em dois tipos: aguda e crônica. Na sinusite aguda, os sintomas persistem por um período de até 12 semanas. Por sua vez, na sinusite crônica os sintomas da inflamação permanecem por um período superior a 12 semanas.
Já a rinite é causada por uma inflamação da mucosa nasal que pode ter diferentes origens. A rinite alérgica talvez seja a mais comum, justamente por ser causada pela exposição a substâncias alérgenas diversas, incluindo ácaros, produtos químicos, entre outros.
A rinite também pode ser infecciosa, quando fungos e bactérias se alojam no trato nasal. Nos casos agudos, os sintomas da rinite podem perdurar por até 10 dias, enquanto nos casos crônicos de rinite, os sintomas podem durar por meses.
O diagnóstico da rinite e da sinusite é, essencialmente, clínico através da avaliação dos sintomas e do exame físico feito pelo médico. Exames específicos, como teste alérgico, tomografia da face e endoscópica da face, por exemplo, podem auxiliar o profissional.
Após a confirmação de sinusite ou rinite, o profissional pode indicar o tratamento. No caso da sinusite, corticoides para a infecção local, descongestionantes, antibióticos e, até mesmo, cirurgia para desobstrução dos seios nasais. Para a rinite, antialérgicos, descongestionantes nasais e higienização das vias respiratórias.
É muito importante ter apoio especializado no diagnóstico e no tratamento dessas duas condições porque tanto a sinusite quanto a rinite causam sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes e tratá-los adequadamente é essencial.
Na Rio Norte Saúde você tem acesso a profissionais especializados no tratamento de sinusite e rinite. Agende agora sua consulta com um clínico geral em Madureira e livre-se dos sintomas.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…