Tempo de leitura: 3 minutos
Quando os médicos precisam dar uma olhada melhor no que está acontecendo no corpo de seus pacientes, eles geralmente os encaminham para receber algum tipo de diagnóstico por imagem. No entanto, existem diferentes tipos de exames, sendo o ultrassom ou raio-X os mais comuns. Embora ambos sirvam para praticamente o mesmo propósito, a tecnologia usada, bem como as indicações para realização de cada um são diferentes.
A captura de imagens para realizar uma avaliação pode ser feita por diferentes métodos, mas os resultados ajudarão seu médico a fazer um diagnóstico preciso e escolher o melhor plano de tratamento.
Mas, então, ultrassom ou raio-x, quais as diferenças entre eles?
O ultrassom é um exame que utiliza ondas sonoras para gerar imagens de uma área do corpo. Assim, não utiliza radiação ionizante, o que significa que é um método seguro e que não representa nenhum risco ou dano às pessoas. Não à toa, é recomendado como diagnóstico primário.
Seus usos são muito extensos, podendo ser solicitado por diferentes médicos para identificar a origem de qualquer tipo de desconforto como teste inicial.
Outra vantagem do ultrassom é sua capacidade de fornecer resultados em tempo real. Isso permite um exame mais tranquilo e específico, pois é possível estudar a imagem enquanto o especialista procura pontos de dor, por exemplo.
De um modo geral, então, as ultrassonografias ou USG, como também são chamados esses exames, são particularmente eficazes para imagens de tecidos moles e estruturas internas do corpo. Para diversas patologias digestivas, ginecológicas, biliares e vesiculares, essa é a técnica diagnóstica mais eficaz e padrão.
O raio-X, por sua vez, trabalha com radiação ionizante. Assim, é um exame realizado em salas isoladas e altamente protegidas que evitam vazamentos de radiação que podem ser prejudiciais. No entanto, é verdade que o nível de radiação emitida é mínimo.
É por isso que em diversos casos, o seu médico pode solicitar esse exame, principalmente porque oferece a possibilidade de obter imagens estáticas do interior do organismo dos pacientes.
Mas, vale ressaltar que o raio-x é particularmente eficaz para imagens de tecidos densos ou estruturas e partes cheias de ar. Dessa forma, trata-se de uma tecnologia utilizada para diagnosticar ou determinar lesões traumáticas, por exemplo.
Além de ser usado para detectar doenças, anomalias e até localizar objetos que entraram no corpo. E, quando falamos de uma complicação óssea, o raio-x também é utilizado.
Ambos os exames criam imagens de tecidos, ossos e órgãos dentro do corpo humano. Mas eles não são invasivos, o que significa que não envolvem anestesia geral ou pontos. Por isso, você não precisa se preocupar.
Se o seu médico solicitou a realização de um ultrassom ou raio-x em Madureira, ou se você deseja saber mais sobre as diferenças entre esses métodos de diagnóstico por imagem, entre em contato agora mesmo para agendar os seus exames ou consultas.
A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que oferece tudo no mesmo local, para o seu maior conforto e comodidade.
O retorno involuntário e recorrente de conteúdo estomacal (como ácido gástrico e bile) para o esôfago (refluxo gastroesofágico) é uma…
Os sintomas são parecidos. As estruturas afetadas, também. Mas, a verdade é que artrite e artrose são coisas diferentes e…
É de conhecimento geral que o ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde feminina, em especial, do sistema…
A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina…
A formação de coágulos nas veias profundas é uma condição potencialmente grave que requer cuidados médicos imediatos. Por esse motivo,…
A saúde do homem é cercada de muitas dúvidas e tabus. Afinal, muitos deles acabam deixando para buscar ajuda médica…