O ultrassom obstétrico em Madureira, também conhecido como ultrassonografia ou USG, usa ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens de um embrião ou feto em desenvolvimento. O procedimento também fornece uma avaliação clínica precisa e segura para monitorar a saúde do útero e dos ovários da mãe e o fluxo sanguíneo do cordão umbilical até a placenta.
Ao contrário dos exames de raio-X, não usa radiação ionizante. Além disso, não tem efeitos prejudiciais conhecidos. Dessa forma, é o método preferido para monitorar mulheres grávidas e seus bebês durante a gestação.
O ultrassom obstétrico em Madureira é uma parte importante do pré-natal, geralmente feito a partir da 12ª semana de gestação. O obstetra usará as informações obtidas através desse exame para monitorar o progresso da gravidez.
Assim, através da ultrassonografia obstétrica, é possível estabelecer a presença de um embrião vivo, confirmar ou revisar a idade gestacional com precisão razoável e diagnosticar anomalias congênitas do feto.
Além disso, o médico poderá usar o ultrassom obstétrico em Madureira para avaliar a posição do feto e da placenta, determinar se há gravidez múltipla, verificar a quantidade de líquido amniótico, avaliar o crescimento e o bem-estar fetal, e diagnosticar uma ampla variedade de malformações fetais.
É possível, ainda, ouvir os batimentos cardíacos e observar os movimentos do embrião.
Para o ultrassom obstétrico em Madureira, é recomendado que a paciente use roupas largas e confortáveis de duas peças, como calça e camiseta. Isso porque apenas a área abdominal inferior precisa ser exposta durante o exame.
No mais, quaisquer outras recomendações e instruções serão passadas para a gestante ao realizar o agendamento da ultrassonografia.
Durante o ultrassom obstétrico em Madureira, a paciente deverá ficar deitada em uma maca com a barriga para cima. O profissional responsável pela realização do exame irá aplicar um gel na região abdominal e, então, utilizará uma sonda.
Chamada de transdutor, essa sonda será pressionada suavemente, e sem causar dor, em vários pontos da barriga da gestante, a fim de capturar imagens do feto.
Quando o transdutor é pressionado contra a pele, ele envia pequenos pulsos de ondas sonoras de alta frequência inaudíveis para o corpo. À medida que elas são refletidas em órgãos, fluidos e tecidos internos, o dispositivo cria imagens em tempo real no monitor.
Ao final do exame, a paciente pode limpar o gel da pele e cobrir a área exposta. As imagens capturadas serão analisadas posteriormente e um laudo será elaborado.
O ultrassom obstétrico em Madureira, assim como a maioria dos outros exames desse tipo, é indolor, rápido e facilmente tolerado. A pressão utilizada para mover o transdutor ao redor da região abdominal é moderada e não deve causar dor.
No entanto, às vezes durante o exame, pode ser necessário ter que pressionar com mais firmeza para se aproximar do embrião ou feto para visualizar melhor as estruturas. Mesmo assim, não causa dor e qualquer desconforto geralmente é mínimo e temporário.
Agendamento Online
de Consulta
Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.
Valor do exame:
R$ 110,00
Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.
Gostaria de receber uma ligação gratuita?